E a ‘A Fazenda 14’ conseguiu ter sua noite de final sem maiores contratempos. Como já era esperado, Bárbara Borges foi a campeã da edição do reality mais controverso que o público brasileiro já acompanhou. A atriz, que disputou a final com Bia Miranda e Iran Malfitano, venceu com folga, levando 61,14% dos votos para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão. Por incrível que pareça, ela acabou sendo favorecida justamente pelas polêmicas do programa.
A noite final foi morna e até o anúncio da campeã merecia um pouco mais emoção. O mesmo, porém, não se pode falar dos três meses da atração no ar. Se o reality da concorrente causou alguns contratempos nas ultimas temporadas, o reality rural da Record TV conseguiu superar todas as polêmicas. O nível de agressividade e intolerância na sede, ultrapassou o limite do aceitável.
A Fazenda: Vencedora! Babi faz lindo discurso e emociona
Enquanto o público esperava ansiosamente por momentos de entretenimento, como acontece todos os anos, os embates no reality rural acabaram tornando a edição controversa e ruidosa. Deolane Bezerra chegou já mostrando a que veio. Os primeiros embates com Deborah Albuquerque já provavam que não tinha diálogo com a advogada, que a cada período escolhia um rival no programa. Se não estava com ela, estava contra ela.
O clima de total agressividade acabou gerando as primeiras baixas no reality. As expulsões de Tiago e Shayan talvez poderiam ter sido evitadas , caso a produção tomasse algumas providência para acalmar os ânimos na sede rural. A questão nos faz repensar se seria o caso de contar com a ajuda de algum especialista antes de compor o elenco de um reality, seja com famosos ou anônimos.
Já com o número reduzido de peões, Deolane elegeu mais uma rival no programa. A atriz e ex-paquita Bárbara Borges, que chegou ao reality show desacreditada do público e nas primeiras semanas até ganhou o rótulo de planta, se tornou o alvo da advogada. Talvez por isso, Babi tenha tido oportunidade de mostrar o quanto podia ser forte, e veio a reviravolta.
Rodrigo Carelli, diretor de A Fazenda 14, comemora primeiro lugar de audiência da final
A estreia de uma roça falsa talvez tenha sido a derrocada da edição. Ali, Babi mostrou seu favoritismo tanto para o público de casa quanto para os participantes do jogo. E aí o imaginável aconteceu. A família de Deolane armou o circo em Itapecerica da Serra e a situação fugiu ao controle da produção, resultando na saída da advogada, que acabou culminando ainda na desistência de Pétala Barreiros. Aqui fora, a dupla de desistente atacou a emissora, que preferiu não se pronunciar, deixando o barco correr.
E quando se pensava que tudo já havia acontecido, a Record voltou a causar chegando a cancelar a festa da final com os peões eliminados já confinados em um hotel, causando ainda confusão, com ex-peões ameaçando não gravar dinâmica da atração.
Ânimos acalmados, a emissora voltou atrás e anunciou que a festa aconteceria. E deu tudo certo. Se alguém tinha dúvida que a Record desistiria de uma próxima edição do reality, agora não tem mais. Adriane Galisteu aproveitou o último minuto da final para anunciar que ‘A Fazenda 15’ está de pé. E vamos aguardar para ver como a emissora vai proceder e evitar os erros dessa edição para voltar a levar entretenimento para o público.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores