A 16ª temporada de A Fazenda chegou ao fim nesta quinta-feira (19) e passou batida para muita gente. Não é de hoje que a repercussão do reality show da Record tem ficado restrita a uma “bolha”, mas, a cada ano, a situação vai ficando mais evidente.
É até possível apontar prováveis erros que fizeram A Fazenda não empolgar: o elenco inchado e pouco interessante, falta de surpresas em provas e dinâmicas, ou até mesmo a edição equivocada da Record, sempre capaz de distorcer o “espaço-tempo”.
No entanto, o problema de A Fazenda é mais complexo. Não se trata de um problema desta temporada, mas sim de algo crônico. A atração comandada por Adriane Galisteu precisa de uma renovação urgente para voltar a ter alguma relevância.
+ Craque Neto não apresenta o esportivo ‘Os Donos da Bola’, na Band, e verdade vem à tona
Passado de glórias
A apatia em torno do A Fazenda 16 nem de longe lembra o frisson das primeiras temporadas do reality rural. O formato lançado pela Record deu tão certo que chegou a assustar a Globo em seu início, em 2009.
Com o enorme sucesso do programa, a Record tratou de estender A Fazenda para toda a sua programação. Assim, potencializou ainda mais o reality show, além de fortalecer toda a grade. Foi um momento muito importante para a emissora.
Enquanto isso, a Globo precisou se mexer para não ficar para trás. Basta lembrar que, em 2011, a emissora carioca criou a “novela das onze” lançando O Astro justamente para tentar barrar o sucesso da concorrente.
+ Rebeca Andrade é uma das atrações na retrospectiva da BandNews
Ficou para trás
Atualmente, A Fazenda já não representa mais uma ameaça. A Globo, mesmo vivendo uma fase ruim em seu horário nobre, não chegou a ser ameaçada pela concorrência, salvo na final e por poucos instantes. Isso demonstra que o reality perdeu força.
Este ano, a vitória de Sacha Bali não chegou a empolgar. Aliás, mais uma vez, A Fazenda consagra um campeão conhecido do elenco de novelas da emissora, como aconteceu com Barbara Borges ou Douglas Sampaio no passado.
Sacha também despontou dentro de um elenco formado, basicamente, por rostos desconhecidos. A profusão de participantes “influencers” ou vindos de realities de menor expressão faz com que A Fazenda, a cada ano, seja habitada por ilustres desconhecidos.
+ Mania de Você: Mércia e Mavi declaram guerra um ao outro
Reinvenção
Porém, o maior problema de A Fazenda é realmente o desgaste da fórmula. Já não há surpresas na competição, o elenco raramente surpreende e tudo tem ficado excessivamente burocrático.
A Fazenda é um produto importante para a Record. Mesmo em baixa, o programa figura entre as maiores audiências da emissora. Além disso, traz um retorno comercial evidente e muito importante para o canal.
Entretanto, ao insistir na mesma fórmula de sempre, a tendência é que o desgaste se acentue cada vez mais nos próximos anos. A emissora devia repensar seu reality e buscar maneiras de surpreender o público.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores