Antes de entrar na Fazenda, os peões recebem um manual de conduta e são informados de que estarão sujeitos a punições, caso infrinjam alguma regra. Durante estas primeiras três semanas de programa, já foram dados diversos castigos aos participantes, que, literalmente, sentiram na pele as consequências.
O primeiro castigo veio logo no terceiro dia, quando Sylvinho Blau-Blau se esqueceu de retirar o microfone antes de tomar banho. Como punição, os peões ficaram seis horas sem água.
Também por descuidos com o microfone, Nicole causou a segunda punição, três dias depois: mais seis horas sem água quente. Em consequência, os peões sofreram muito com os banhos gelados.
No dia 9, os peões tiveram que amargar seis horas sem gás, graças a um vacilo de Diego Pombo, que se confundiu com os sinais sonoros. Todos tiveram muita dificuldade para acender o fogão à lenha.
O microfone voltou a ser o grande vilão dos peões no dia 13. Viviane Araujo causou o quarto castigo do confinamento: mais 24 horas sem água encanada.
O quinto castigo refletiu diretamente no estômago dos peões. Rodrigo Capella não respeitou um dos sinais sonoros e, por isso, o grupo teve de ficar uma semana sem pão. Felipe Folgosi ainda tentou encontrar o lado bom da história e disse que os peões iriam emagrecer.
Por fim, no dia 17, os peões foram punidos graças aos exageros de Sylvinho Blau-Blau na Festa Borracharia. Embriagado, o cantor urinou no meio do mato e descumpriu uma das regras do programa. Com isso, os peões tiveram que passar 12 horas sem utilizar a piscina.