Após a prova da noite desta quinta-feira (31), a produção avaliou cuidadosamente as imagens. Num determinado momento, a máscara usada para vendar o participante Lui saiu de seu rosto, possibilitando a visão por alguns segundos.
Como o princípio básico desta prova era que ela fosse realizada com os olhos vendados, a não utilização do equipamento durante todo o percurso, mesmo que não intencionalmente, deixou o participante Lui em desigualdade de condições em relação aos outros quatro competidores.
Isto foi considerado como uma quebra de regra que beneficia o desempenho nesta prova. Com isso, o participante Lui foi desclassificado. Como os outros quatro participantes estiveram vendados durante todo o tempo da prova, o novo resultado foi baseado na realização da prova entre os participantes Gustavo, Penélope, Sylvinho e Viviane.
Desses quatro, a participante Penélope foi quem primeiro completou o objetivo da prova. Com isso, ela ganha o direito de ir para a sede, e Lui deve retornar ao celeiro.