Na noite desta segunda-feira, 8 de maio, aconteceu a estreia do reality show ‘A Grande Conquista‘, o qual, apesar de se vender como um formato inédito e original na televisão brasileira, mescla com algumas produções da Record TV já conhecidas pelo público, como ‘A Casa’ (2017) e ‘A Fazenda’ (2009-atual). Desse modo, a atração será dividida em duas fases. Sendo assim, os 70 participantes da Vila (primeira fase) disputarão nos próximos dias pelas 10 vagas disponíveis na Mansão (segunda fase). Lá, eles se mesclarão aos outros 10 famosos escolhidos pelos telespectadores.
Por conta disso, a apresentadora Mariana Rios foi a responsável por colocar um fim no mistério, o qual foi iniciado durante a pré-estreia na última terça (2), e divulgou o nome das 10 personalidades da mídia mais votadas pelo público para garantirem uma vaga na Mansão. Elas são: Bruno Camargo, Ana Paula Almeida, Ricardo Villardo, Stephanie Gomes, Daniel Toko, Giulia Garcia, Alexandre Suita, Victoria Macan, Bruno Tálamo e Faby Monarc.
+ A Grande Conquista: Confira como ficou a Mansão; saiba mais sobre a dinâmica
Logo depois, os outros 64 participantes foram apresentados, alguns inclusive já muito conhecidos do público, resultando na mistura entre anônimos, subcelebridades, influenciadores digitais e ex-estrelas de reality shows. Inclusive, a diversidade de personalidades da Vila é o que mais encanta e será responsável pelos registros mais icônicos da edição. Para se ter uma ideia, durante a entrada, havia uma drag queen, um homem totalmente pintado de verde e até mesmo uma moça que tinha o bambolê como praticamente a extensão de seu corpo. Não tem como não esperar bons momentos de um elenco tão caótico como esse.
Depois da exibição de como ocorreu a prova de divisão das casas laranja, verde e azul, a anfitriã fez o primeiro contato ao vivo com os concorrentes. No entanto, não houve um bom aproveitamento deles. Isso, porque, entre as dezenas de participantes disponíveis, os escolhidos para falar foram justamente os personagens menos interessantes.
Carisma sobra no elenco, mas falta na apresentadora
Ainda aprofundando mais sobre a apresentadora, mesmo Mariana Rios estando muito nervosa, algo que é compreensível em uma noite de estreia, ela foi razoavelmente bem. É muito importante o fato de que ela entende que não é a comunicadora mais carismática da televisão brasileira e também parece não se esforçar para isso. Por esse motivo, a contratada da Record faz bem em apostar na naturalidade ao invés de impor uma animação inexistente.
Enquanto os VTs de como ocorreu o dia na Vila eram exibidos, foi possível notar uma dinâmica do confessionário. Assim, os concorrentes tinham um momento de destaque individual para narrar os acontecimentos em que estavam envolvidos. Esse detalhe foi um ponto alto do programa, contribuindo para a construção do vínculo do público com as personalidades.
+ Mariana Rios revela detalhes do reality ‘A Grande Conquista’ ao vivo no ‘Hoje em Dia’
Na sequência, foi feita uma prova ao vivo para definir quem seriam os Donos da Casa. A dinâmica consistia em pegar peças para montar uma quebra-cabeça e, apesar de parecer algo rápido, foi extremamente cansativo de acompanhar. O tempo gasto poderia ser melhor utilizado mostrando mais destaques dos moradores da Vila. Como resultado, Glauco foi definido Dono da Casa verde, Tiago da azul e Kelly da laranja e, além de uma suíte exclusiva, tomarão decisões importantes e que complicarão na convivência.
Por fim, é possível concluir que ‘A Grande Conquista’ é tudo aquilo que o público estava esperando após uma sequência de realities fracos, visto que o programa promete uma vibração caótica. Tudo isso remete ao entretenimento em sua essência mais pura. Todavia, é preciso que o público entre na mesma sintonia e contribua na permanência das personalidades que mais animarem a atração.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores