Jonas não resistiu ao seu terceiro Paredão e, com 54% de votos, deixou o Big Brother Brasil 12. O gaúcho teve uma trajetória intensa durante o programa. Logo na primeira festa, a Fusion, o modelo protagonizou um breve romance com Renata. Porém, em poucos dias, o clima esfriou e Jonas partiu para outra, deixando a mineira bem chateada.
Monique foi outra “vítima” dos encantos do loiro alto. Foi na Festa Aquarius que, com o aval de Renata, os brothers trocaram os primeiros beijos. Apesar de dividirem a mesma cama durante alguns dias, o romance entre os gaúchos não vingou. Com a saída de Ronaldo, Renata e Jonas voltaram a trocar olhares. Na Festa Luau, os brothers protagonizaram um revival e ficaram mais uma vez, deixando Monique bastante enciumada.
Se Jonas teve o prazer de ser Anjo e ganhar um carro, o modelo também sentiu o gostinho do Castigo do Monstro. Foi Rafa que, após ganhar a Prova do Anjo, escolheu Jonas e Laisa para se vestirem de abelhas e polinizarem as flores do jardim. Mas o que poderia ser um martírio se tornou uma enorme brincadeira, e a dupla protagonizou momentos bem divertidos fantasiados de abelhinhas. A aproximação dos dois levantou a suspeita de um provável romance, o que não aconteceu. A boa convivência entre os dois, entretanto, foi interrompida de vez por uma disputa por brigadeiros.
Diante do fogo cruzado entre Praia e Selva, Jonas assumiu uma postura de jogador e partiu para linha de frente dessa guerra. O gaúcho se tornou um verdadeiro articulador a favor do grupo Praia e, por conta de sua estratégia, o jogo acabou esquentando.
Logo após ser indicado por Laisa ao Paredão, Jonas mostrou mais um lado de sua personalidade: o irritado. O gaúcho soltou o verbo, afirmou que não aceitava o “desejo de boa sorte” de Laisa e ainda atribuiu seu emparedamento a algumas atitudes de João Carvalho. O modelo acusou o mineiro de ter culpa na indicação de Laisa. Em um desabafo com João Mauricio, Jonas chamou João Carvalho de diabo e disse que estava chocado com ele.
Assim que voltou do Paredão, Jonas ficou com sede de jogo. Unido ao Quarto Praia, o modelo fez de tudo para continuar no confinamento. O primeiro sinal foi no Big Fone, quando Jonas atropelou Renata para atender o aparelho. O modelo ganhou o poder do “não” e vetou Monique e Rafa de participar da Prova do Líder.
Além dos desentendimentos com Laisa, Jonas protagonizou mais brigas por causa de comida. Enquanto assistiam aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, Jonas percebeu que Rafa havia comido o último doce da mesa. O modelo reclamou com o carioca, gerando uma discussão entre os dois. Jonas se desentendeu até com Fabiana, sua companheira de Quarto Praia. Os dois brigaram por causa de um papel laminado na cozinha. Seu melhor amigo na casa também foi alvo de briga com o modelo. Fael ficou irritado porque Jonas reclamava muito das louças sujas na cozinha.
Jonas também se envolveu em algumas discussões com Yuri. O goiano tirou satisfação com o modelo por ele ter trocado de música no meio da Festa Pop Brasil. A briga acabou afetando Monique, que defendeu o modelo e acabou se desentendendo com seu amigo de Selva Yuri. Jonas consolou a gaúcha e os dois acabaram dormindo juntos no Quarto Praia.
Na sua segunda vez como Anjo, Jonas deu o Castigo do Monstro para as duas sisters que beijou dentro da casa. Monique e Renata tinham que espremer uvas dentro de um tacho quando tocava uma música. O modelo escolheu dar o colar da imunidade para Kelly. Além dos dois Anjos, o modelo também teve a sorte de ganhar a liderança. Na Prova do Líder Omo, Jonas fez 39 pontos e, além do reinado da semana, faturou um ano de OMO grátis.
Depois de Renata ficar com Rafa e, logo em seguida, sair da casa, Jonas e Monique se aproximaram. Jonas se mostrou mais carinhoso com a gaúcha. “A gente fica mais tempo conversando, e aquele dia da festa ele me chamou para deitar com ele”, disse Monique, em uma conversa com João Carvalho. Mesmo assim, a gaúcha reclamava do brother algumas vezes, por ele não tomar a iniciativa. Em sua última noite na casa, Monique se irritou e acusou Jonas de tratá-la como um nada. A gaúcha se exaltou e disse algumas coisas que incomodavam no relacionamento entre eles.
Em uma sexta-feira de Paredão surpresa, Jonas levou um susto ao ser chamado no Big Fone por Pedro Bial para fazer a sua indicação. Sem pensar muito, o gaúcho mandou João Carvalho para o Paredão. O mineiro acabou saindo em seu quinto Paredão, na disputa com Fael.
Na penúltima Prova do Líder, Jonas não aguentou muito tempo e foi o primeiro a sair da disputa. Com a liderança de Fabiana, Jonas foi indicado para o Paredão e escolheu Kelly para ir com ele à berlinda.
Na Festa Selva, Jonas paquerou Kelly e chegou a fazer beicinho para a mineira. O modelo levou um toco, e Kelly beijou a aliança para mostrar o seu compromisso. No Paredão, Jonas se saiu melhor do que a mineira. Com 57% dos votos, Kelly perdeu a berlinda para Jonas. O modelo ficou entre os três finalistas com Fael e Fabiana.
Na última Prova do Líder, Jonas não ganhou de Fabiana por um ponto. Em um questionário sobre os acontecimentos do BBB12, o modelo acertou três pontos contra quatro da garota-propaganda. Com Fabiana Líder, Jonas ficou automaticamente no Paredão com o veterinário Fael. O modelo deixa a casa com um carro Fiat – Adventure e um ano de OMO grátis.