Uma casa repleta de novidades com muita diversidade e a cara do Brasil marca a nova temporada do BBB. Este ano, sob comando de Tiago Leifert, o programa traz muito regionalismo, inclusão e um grupo mais eclético do que nunca. Serão 15 participantes de várias partes do país em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão.
“O Big Brother Brasil é um projeto que nunca para. Ficamos em produção e seleção o ano todo. E esse ano é um grande prazer para a gente ter o Tiago aqui. Ele é antenado, inteligente e vai trazer frescor para o programa. Que bom que temos ele conosco para seguir com essa história” explica Rodrigo Dourado, diretor-geral do Big Brother Brasil, que completa. “Vamos descobrir juntos como construir esta edição. Nosso papel aqui é observar e entender para onde a história está andando e traduzir esse caminho para o país todo”, finaliza.
Pela primeira vez, o programa terá início em uma segunda-feira e já começa com uma novidade: duas duplas de gêmeos competem entre si para garantir as últimas vagas do time. Apenas um irmão de cada dupla continuará no jogo. Quem ficar, junta-se aos demais 13 competidores, que chegam à casa na terça, 24.
“Todo mundo quer fazer o Big Brother Brasil. Esse universo é muito legal. Gosto muito do programa, sempre acompanhei muito de perto, até dando sugestões de provas e festas. Isso é o maior game do mundo, maior RPG do mundo. O que mais me apetece no programa são as histórias que se desenrolam e como os personagens dessas tramas vão se formando. Mas nunca imaginei apresentar o BBB. Estou muito feliz. Adoro desafios e isso aqui vai ser um desafio e tanto”, avalia Tiago.
“Quando fui convidado fiquei louco e muito feliz. Gosto muito do programa, sou fã e sempre acompanhei muito de perto, dando até sugestões de provas e festas. Esse universo é muito legal e todo mundo quer fazer o Big Brother Brasil. Eu adoro desafios e isso aqui vai ser um desafio e tanto. Mas estou tranquilo. Doido pra começar logo”, diz Tiago, emocionado. “Isso aqui é o maior game do mundo, um grande tabuleiro de RPG em que a gente acompanha peças e isso é o que eu mais gosto: olhar o programa, conhecer as pessoas, detectar as histórias que se desenrolam e como os personagens dessas tramas vão se formando. Esse é o grande barato”, conclui.
Este ano, Rafael Cortez e Paulinho Serra integram a equipe. Cortez dá voz aos fãs no #BBBSemModeração e comandará uma mesa redonda sobre o programa no Gshow, sempre com participações especiais. Já Paulinho Serra comanda o #SelfieBBB em que o público nas ruas comenta as impressões sobre o jogo.
Outra surpresa será a decoração. A casa terá uma nova roupagem, totalmente reformulada, que remete à uma vila bem brasileira e colorida. A inspiração veio do regionalismo nacional, cuja diversidade é percebida em cada ambiente. As festas seguirão o mesmo conceito. Todas as quartas-feiras, um estado brasileiro será tema das celebrações. A primeira delas vai fazer uma homenagem a Amazônia.
A tecnologia é outro ponto alto desta 17ª edição. O apresentador Tiago Leifert ganhou um estúdio novo, de onde, por exemplo, poderá escolher qual câmera deseja ver os participantes e comentar suas estratégias com ainda mais movimento. Além disso, em suas aparições para conversar com os brothers, o apresentador será visto de corpo inteiro por um telão de led com 2,5 metros de altura por 1,5 de largura instalado na sala da casa.
O RoBBB também ganhou upgrade e um visual mais moderno. O mascote está mais high tech e terá personalidade, com versões que retratam bem a diversidade dos participantes e participações nas mídias sociais.
#redeBBB
O Big Brother Brasil ampliará nesta 17ª edição o conceito de rede, oferecendo conteúdo multiplataforma. A ideia é potencializar a interação com o reality e oferecer uma experiência completa, em qualquer lugar, a qualquer momento. O público poderá ver atrações inéditas online repercutindo os acontecimentos dentro da casa, seja na página oficial do programa, no Globo Play ou no GShow.
“O programa sempre procurou estar ligado em novos meios para oferecer nosso conteúdo. Foi assim com o SMS dando seus primeiros passos nos anos 2000, com as mídias sociais nos anos 2010 e agora com uma conexão sem fronteiras. Não importa a janela, o BBB tem uma para cada expectativa do público. Onde e como ele quiser. É o que passamos a chamar de Rede BBB”, conceitua o diretor de gênero Boninho.
Fãs, influenciadores, críticos e colunistas que publicarem posts, memes, comentários e recados com a hashtag #redeBBB poderão ter seu conteúdo agrupado em uma página especial. Além da página do programa no Facebook e do perfil no Twitter, este ano a #redeBBB ganha o reforço do Snapchat (BBBGshow), do Instagram e do Youtube. No Twitter e no Facebook, haverá plantões a qualquer momento, com a imagem da família Robbb, os robôs contadores oficiais da história.
A Vila BBB
A ideia de transformar a casa em uma vila surgiu no final da edição passada e tem como referência a diversidade e o regionalismo brasileiro, temas presentes no conceito da 17ª temporada. Por conta disso, a equipe se voltou para a arquitetura colonial muito presente em várias regiões do país. “Fomos beber na fonte do colonial porque tem referências de pesquisa muito vastas e o país viveu um período com uma presença muito forte deste estilo. Buscamos referências em vilas, cidades de Minas e no Pelourinho, mas sem seguir à risca porque não estamos fazendo um resgate ao pé da letra. Ao mesmo tempo, tem que ser fácil para o telespectador identificar e saber que pode morar em uma casa muito parecida com uma destas que estão no jardim”, explica Camila Costa, cenógrafa responsável.
Para encontrar o tom certo entre o clássico e o moderno, a equipe apostou nas cores. Os elementos de louça aplicados na parede da sala de jantar, por exemplo, têm estilo antigo, mas ganharam cor moderna e tamanho maior. Esse cômodo recebeu ainda uma coleção de pratos, mas em contrapartida, a cozinha é toda em aço inox. “Estamos sempre mesclando essas informações”, ressalta Camila.
O conceito de vila está presente também dentro da casa. Em uma parede, foram aplicados pedados de portas e janelas antigas. As pinhas – um elemento característico de época – estão presentes em vários cômodos, mas ganham releitura em vidro e louça. Os pisos também se destacam. Foram usados diversos tipos de ladrilhos de épocas diferentes, mas em contraponto há porcelanatos em outras partes da casa.
“Precisávamos encontrar a proporção certa, uma unidade que ligasse todas as casas e unisse tudo, que fosse fácil do telespectador identificar. “Por isso, tem pincelada de coisas modernas, mistura de estilo, muito do colonial, mas tem os elementos de concreto que são atuais, tem cores que não são exatamente as que você vê na arquitetura de época, porque as casas desse tempo são mais brancas. Aqui, invertemos a situação, misturando muita cor”, define Camila.
Seletivas
A produção do reality trabalhou o ano inteiro na seleção dos participantes e esteve em 11 capitais brasileiras, duas delas, pela primeira vez: Maceió e Manaus. Além das regionais e da banca virtual, que deu chance de candidatura via internet àqueles que não puderam estar nas cidades visitadas pela produção, o BBB contou ainda com o ‘Olheiro BBB Virtual’, que buscou e entrevistou pessoas que se destacaram por algum motivo durante o ano, por seu trabalho ou em causas sociais, por exemplo.
O ‘BBB17‘, que estreia no próximo dia 23, tem direção-geral de Rodrigo Dourado e apresentação de Tiago Leifert. O programa vai ao ar de segunda a sábado logo após ‘A Lei do amor’ e aos domingos, após o ‘Fantástico’.