Aline Wirley virou alvo de uma grande polêmica na web nesta terça-feira, 21 de março. Isso devido ao fato de que o seu apelido dentro do jogo do BBB23, mommy, segundo o Pretitudes, é ofensivo.
“Historicamente, mommy é esteriótipo atrelado a mulheres negras, as colocando num local de subjugação e servidão. Era um termo usado por sulistas americanos, antiabolicionismo para se referir às mulheres negras. Eles podem desconhecer tal história, mas é algo involuntariamente reproduzido”, disparou o Instagram em questão.
+ Bianca Andrade puxa mutirão para Fred no BBB23 e dispara: “eu não largo”
Logo em seguida, o perfil explicou que mommy é aquela pessoa “tipo da família”, mas, no fundo, seu papel é estar ali disposta a atender, servir e estar na rédia. “Ela não opina, não contraria, não nada. Ela apenas serve, sua função só faz sentido se ela estiver em condição de subserviência. Sempre sorrindo, sempre disposta. Porém, ao primeiro sinal de ruptura, passa a ser lida como indigna e retaliada. Irônico, a mammy não é prioridade de ninguém”, complementou.
Por fim, eles deixaram claro: “A Aline não é mommy, ela é útil para aqueles que querem a manutenção do seus privilégios, servindo até como token para estes. O carinho só existe por ela não se indispor, arrisco dizer. Se Aline fosse como Domitila, deixaria o posto romantizado e seria lida como raivosa, como ressaltam todo dia sobre a pernambucana. Você sempre será uma mommy enquanto não se opuser a eles. A branquitude sempre vai te querer ali do lado, conivente, em silêncio. Mas só assim. E se engana tu que há proteção deles para contigo”.
+ Web projeta nova eliminação de Key Alves após repescagem no BBB23
Confira a postagem abaixo.
+ Equipe de Bruna Griphao faz acusações contra BBB23: “nós jogamos limpo”