Durante conversa na área externa da casa mais vigiada do Brasil no fim de tarde desta terça-feira (14), os brothers falaram sobre o racismo. Nesse momento, Guimê sentiu a vontade para se abrir e revelou que questiona se ele é um homem preto.
“Sou filho de uma mulher de pele preta, tinha blackão maravilhoso, bem parecida com a Marvvila na pele e cabelo. Meu pai também é da pele preta, não entendo bem as escalas que no Brasil foram expostas, mas eu sempre ficava na dúvida, tá ligado? Sou um cara que um fala aquilo, outra fala aquilo, tenho o cabelo crespo e sempre tive”, contou o marido da cantora Lexa.
+ Guimê, do BBB23, detona Gustavo e Key: ”Vão esconder”
Após o discurso do MC, o participante Fred Nicácio deu sua opinião sobre o assunto. “Ser preto é para além de tom de pele, tanto que é uma autodeclaração. Eu não ando com um negrômetro pra dizer ‘Você é preto, você não é’. Tanto que o IBGE te pergunta ‘Como você se entende?'”, disse o médico.
No mesmo diálogo, o apresentador do ‘Queer Eye Brasil’ relembrou um comentário que ouviu sobre uma base de maquiagem negra: “‘Ah, isso parece barro, isso parece cocô’. Como pode isso, falar que parece cocô? Que absurdo!“.
+ BBB23: Público critica atitude de Tadeu Schmidt durante Jogo da Discórdia
Relato emocionante de Paula, do ‘BBB23’
Logo depois, foi a vez da emparedada Paula revelar sobre seu processo de autodescoberta. “Sabe onde eu fui descobrir que eu era uma mulher preta? Aqui dentro [do BBB]. Naquela ação das fotinhas, das polaroids. O Fred [Nicácio] falou ‘Vem todos os pretos tirar foto’. Eu fiquei ‘Eu?’. Eu levo isso faz dezoito anos, se eu tive outras situações eu não entendi. Aí eu falei ‘Cara, eu sou preta'”, afirmou a biomédica.
Colaborou: Lauan Brito