Portal MSN

MSN

Conselho de enfermagem se pronuncia após discurso de Fred Nicácio no BBB23

O médico contou uma história onde parecia que ele estava diminuindo a categoria

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Fred Nicácio – Reprodução Instagram

Nem bem começou e a turma do ‘BBB23’ já está causando polêmica aqui fora. Nesta quarta-feira (18), o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) mostrou que está ligadinho no programa e se pronunciou após uma fala do médico Fred Nicácio no reality da Globo.

- Continua após o anúncio -

É que durante um bate-papo na casa, Fred Nicácio expôs uma situação que viveu quando era fisioterapeuta para falar de racismo. “Eu vi um médico entubando e eu falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: ‘sai pra lá, menino, isso é só para médico. Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira.  Estou aqui doutor Fred Nicácio. Para você, agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Pronto, assim que a gente trata racista”, relatou.

BBB23: MC Guimê, em papo com Bruna Griphao, fala sobre término com Lexa

O discurso do médico afetou Cezar, que é enfermeiro. “Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo… ‘Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar’. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso. Pra nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias”, reclamou Cezar na casa.

- Continua após o anúncio -

Ao longo do dia, a questão foi resolvida entre os dois brothers, porém, o Coren SP se pronunciou e rebateu a fala de Fred Nicácio. “O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo”, começou a nota publicada na rede social do órgão.

A nota segue defendendo a profissão. “A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas”, afirmou.

- Continua após o anúncio -

Karol Conká repreende internautas que enaltecem suas atitudes no BBB21: “Busquei evoluir”

O Conselho ainda condenou o discurso do brother médico. “A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria”, finalizou a nota.

Confira o post:

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.