No BBB23, Antônio Cara de Sapato enfrentou vários episódios de crise de ansiedade. Em muitos casos, o lutador profissional contou com a gentil ajuda de Amanda Meirelles. Além de acalmá-lo, a médica paranaense o incentivou a treinar exercícios de respiração a fim de que consiga manter a tranquilidade em meio aos ataques.
Ao longo de sua vida, Cara de Sapato conviveu com as crises de ansiedade em diversos momentos, sendo que, em 2011, o quadro evoluiu para uma síndrome do pânico. Trata-se de um conjunto de crises ainda maiores que a ansiedade, desencadeando sintomas físicos e mentais no paciente, sobretudo um medo incontrolável da morte.
+ BBB23: Cara de Sapato quebra item da casa com murro e deixa os jogadores assustados
Naquela época, Cara de Sapato lidou com o assassinato de um dos seus grandes amigos, também lutador profissional. O confinado no BBB foi pessoalmente até a cena do crime e desenvolveu uma memória traumática do ocorrido.
“Eu perdi um amigo que também era lutador faixa-preta. Ele foi assassinado. Eu cheguei depois na cena e eu vi ele lá. E aquilo mexeu muito comigo. Foi mexendo com todo meu sistema fisiológico e com alguns estresses que eu já estava passando naquela época. Juntou tudo e virou essa bola de neve, se tornou uma síndrome do pânico”, explicou o lutador em recente entrevista concedida ao Canal Combate.
Por conta disso, Cara de Sapato quase desistiu da carreira como lutador, uma vez que os quadros de ansiedade comprometeram os seus treinamentos. “Eu ficava só no quarto, não queria sair, ficava com medo e desanimado com a vida”, desabafou ele.
+ Doença de Cara de Sapato, do BBB23, vem à tona; irmão revela todos os detalhes
Compreendendo que o mal que enfrentava dizia respeito a uma disfunção fisiológica em seu cérebro, Cara de Sapato recorreu aos tratamentos médicos. Desde então, o lutador recebeu acompanhamento psicológico e psiquiátrico, incluindo a utilização de remédios. Hoje, após superar todas as dificuldades do passado, ele entende que a síndrome do pânico que enfrentou foi determinante para aguçar ainda mais a sua humanidade.