Na noite desta segunda-feira, 8 de abril, Davi Brito, do BBB24, realizou um desabafo durante uma conversa com Isabelle, no quarto do líder do reality show comandado por Tadeu Schmidt. Na conversa, o motorista de aplicativo falou sobre racismo e comentou que quer andar na rua ou ir para a faculdade sem ser olhado diferente por causa de sua cor.
“Virar doutor vai ser um sonho de infância. Só de pensar que vou chegar na faculdade com o carro, parar meu carro no estacionamento e ir para faculdade estudar tranquilo, só focar em estudar e voltar para casa… Focar nos estudos assim e dar orgulho para minha mãe. Um jovem que nem a gente que é preto, pobre, a gente não tinha dinheiro… Andava com uma roupa meio assim e já ficavam olhando. É f*da chegar um topo desses aqui. Por mais que falem que o público gosta de você, a gente sabe que existe racismo! O racismo existe. Tem pessoas, sim, que ainda hoje têm essa forma de olhar diferente para as pessoas que são pretas, que não têm muitas condições. É complicado! […]”, começou Davi.
+ BBB24: Sobremesa chega ao reality de uma maneira inesperada e Davi reage: ‘Nunca tinha visto’
Adiante, o confinado comentou sobre um caso de racismo que presenciou no Farol da Barra, em Salvador, na Bahia, um dos pontos turísticos da cidade. Davi Brito lembrou que caminhava pelo local e tinha um rapaz atrás dele e duas moças que estavam a sua frente.
“Só que eu não vi o rapaz atrás de mim. Ele estava andando normal e elas começaram a olhar para trás. Pegaram a bolsa, esconderam a bolsa… Eu tava tranquilo e até parei de andar muito rápido para não pensarem que eu estava indo atrás delas. Elas começaram a acelerar o passo”, compartilhou ele.
+ BBB24: Equipe de Davi se pronuncia após falas sobre a sua saúde mental: ‘Exigimos retratação’
“O rapaz começou a chorar. Na hora eu falei ‘boa noite, aconteceu alguma coisa?’ e ele ‘não, é que as meninas saíram correndo, porque pensaram que eu iria assaltar elas e não sou assaltante, não. Só estou fazendo minha caminhada’. Eu olhei para ele e ele falou ‘isso é por causa da minha cor, da forma que estou vestido, porque não tenho condições de comprar uma roupa bacana’. Poxa, aquilo me doeu! Eu falei ‘isso é verdade. Só pela nossa cor a gente já é julgado’ e o racismo existe! Aquilo me tocou muito. Eu dei conforto a ele e falei ‘não pense dessa forma, vá se exercitar’ e fomos conversando até um certo tempo e deixei ele seguir o caminho dele. Mas aquilo me cortou o coração”, finalizou Davi.
Confira:
Davi relata de uma vez que presenciou um caso de racismo e de como aquilo lhe tocou de uma forma profunda.
Davi: "Que situação que eu passei… Eu fui correr, fazer um treino de noite, eu sempre vou correr no farol da Barra de noite… Tinha um rapaz, que ele estava atrás de… pic.twitter.com/cny0uK64il
— Davi Brito 🚗 (@davibritof) April 8, 2024