Na tarde desta quarta-feira, 10 de janeiro, Fernanda Bande abriu o coração sobre a sua família para os colegas de confinamento e relatou um episódio de bullying que o filho sofreu na escola, o que a levou às lágrimas. Bande, que é integrante do grupo Pipoca do BBB24, disse que o menino é autista e sofre com a falta de inclusão na escola.
“Meu filho é pouco verbal e ele fala ‘não sei’ para muitas coisas. As crianças perguntam um milhão de coisas e ficam rindo [da resposta]. Eles falaram isso na minha cara”, disse Fernanda aos brothers na cozinha do BBB24. A Pipoca contou que foi aconselhada por uma prima a ir até a escola e reclamar do que estava acontecendo, sem a repreensão dos responsáveis pela classe.
+ BBB24: Público se diverte com conselho de Isabelle para Yasmin Brunet: ‘Tu tem que fazer isso!’
“Eu não fui. Só estou falando agora. Fiquei mal”, declarou Fernanda. A confeiteira foi reconfortada por Yasmin Brunet, Wanessa Camargo, Lucas Pizane e Lucas Henrique: “Não se sinta culpada, não”, pediu Lucas. “O autismo é diferente de uma criança que sabe se defender”, expressou a Camarote Wanessa Camargo.
Lucas continuou: “Eu trabalho com crianças autistas tem algum tempo. O que a gente tem que aprender é que a inclusão, para acontecer de fato, tem que acontecer com todo mundo”, declarou o brother, que é professor de educação física. Ele ainda ressaltou a necessidade de haver pessoas capacitadas para mediar o ensino de autistas nas escolas.
+ BBB24: Davi fica surpreso em relação a Yasmin Brunet: ‘Não sabia que você era famosa’
O vídeo está repercutindo no X, antigo Twitter, onde os telespectadores acolheram Fernanda: “Isso é meu maior medo, juro. Meu filho ainda tem 5 anos e os coleguinhas gostam muito dele, mas a partir do momento que eles vão crescendo isso é cada vez mais real de acontecer. E um medo constante de toda mãe atípica. Entendo ela”, disse a primeira. “Eu já senti isso no vídeo de apresentação quando ela elogiou a filha, mas n falou muito do filho. Ela tem muitos problemas com isso”, declarou o segundo. “Não é fácil, super compreendo a impotência dela e respeito ela até então não ter ido, não ter externado. Feio quem julga”, declarou o terceiro.
Confira o momento em que Fernanda desabafa sobre o filho com os colegas de confinamento:
Fernanda, que tem um filho com transtorno do espectro autista (TEA), se emociona ao relatar uma situação em que fizeram o seu filho de chacota na escola. Ela conta que não conseguiu ir à reunião. #BBB24 pic.twitter.com/VOETFnY7Ho
— Antenados #BBB24 (@canalantenados) January 10, 2024
Não é fácil, super compreendo a impotência dela e respeito ela até então não ter ido, não ter externado.
Feio quem julga.
— lalelilolupatinadora (@lalelilolupatin) January 10, 2024
Eu ja senti isso no video de apresentação quando ela elogiou a filha mas n falou mt do filho. Ela tem muitos problemas com isso
— Die (@Jus7_Die) January 10, 2024
Isso é meu maior medo, juro. Meu filho ainda tem 5 anos e os coleguinhas gostam muito dele, mas a partir do momento que eles vão crescendo isso é cada vez mais real de acontecer. E um medo constante de toda mãe atípica. Entendo ela.
— Lorena (@loloaironica) January 10, 2024