A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta quinta-feira (23), os indicados ao Oscar 2025. Um dos grandes destaques foi o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que conquistou indicações em três categorias de peso: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
Essa é a primeira vez em 26 anos que uma produção brasileira concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional, desde o histórico Central do Brasil (1999). Na época, o longa também levou Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, a disputar a estatueta de Melhor Atriz.
Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme, está na categoria de Melhor Atriz ao lado de grandes nomes: Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madson (Anora) e Demi Moore (A Substância). Vale lembrar que a atriz já havia vencido o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama por sua performance, o que fortalece suas chances na corrida pelo Oscar.
+ Belo revela se ficou chateado com ausência de Viviane Araújo em documentário: “Achei que ela ia”
O filme conta a emocionante trajetória da família Paiva, abordando desafios, injustiças e a luta pelos direitos humanos no Brasil. Além das indicações principais, Ainda Estou Aqui também foi inscrito em outras categorias importantes, como Ator Coadjuvante (Selton Mello), Direção (Walter Salles), Fotografia (Adrian Teijido), Montagem (Affonso Gonçalves) e Roteiro Adaptado (Heitor Lorega e Murilo Hauser).
Disputa de Melhor Filme
Na disputa pelo prêmio de Melhor Filme, o longa brasileiro enfrenta produções de peso, como Duna: Parte Dois, Wicked e O Brutalista. Já na categoria de Melhor Filme Internacional, a concorrência inclui títulos como A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
+ Em cadeira de rodas, Dedé Santana dá entrada em hospital e estado de saúde vem à tona
O Brasil não aparecia entre os semifinalistas do Oscar desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias chegou à “shortlist”. A última indicação oficial foi com Central do Brasil em 1999. A conquista de Ainda Estou Aqui não só celebra o cinema nacional, como também reforça o potencial do Brasil no cenário mundial do entretenimento.
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien. Após dois adiamentos causados pelos incêndios em Los Angeles, a divulgação dos indicados chega com grande expectativa e inicia a contagem regressiva para a maior premiação do cinema.
Colaborou: Renan Santos