Tendo o Theatro Municipal do Rio de Janeiro como palco, o XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro elegeu “O Palhaço”, de Selton Mello, a grande estrela da noite. A coprodução da Globo Filmes, que também é o candidato brasileiro a uma indicação à categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2013, venceu 12 das 13 categorias que estava disputando. Entre elas, a de melhor longa-metragem de ficção, melhor direção, melhor ator e melhor ator coadjuvante.
Outras duas coproduções da Globo Filmes também foram premiadas: o longa “O Homem do Futuro”, com melhor efeito visual e melhor som, e “Brasil Animado 3D”, que recebeu menção honrosa como o melhor longa-metragem de animação. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pela Academia Brasileira de Cinema.
Coproduções da Globo Filmes premiadas:
“O Palhaço”, de Selton Mello
Melhor longa-metragem (eleito duas vezes: tanto pela Academia como pelo júri popular)
Melhor direção – para Selton Mello
Melhor ator – para Selton Mello como Benjamim/Palhaço Pangaré
Melhor ator coadjuvante – para Paulo José como Valdemar/Palhaço Puro Sangue
Melhor direção de fotografia – para Adrian Teijido, ABC
Melhor direção de arte – para Claudio Amaral Peixoto
Melhor figurino – para Kika Lopes
Melhor maquiagem – para Marlene Moura e Rubens Libório
Melhor roteiro original – para Marcelo Vindicatto e Selton Mello
Melhor montagem ficção – para Marília Moraes e Selton Mello
Melhor trilha sonora original – para Plínio Profeta
“O Homem do Futuro”
Melhor efeito visual – para Claudio Peralta
Melhor som – para Jorge Saldanha, Miriam Biderman, Ricardo Reis e Rodrigo Noronha
“Brasil Animado 3D”
Menção honrosa longa-metragem de Animação – para Mariana Caltabiano
Sobre a Globo Filmes:
Desde a sua criação em 1998, a Globo Filmes produziu e/ou coproduziu mais de 115 filmes, levando para as salas de exibição mais de 130 milhões de pessoas. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, apostando em obras de qualidade e valorizando a cultura brasileira, participou dos dez maiores sucessos de bilheteria da retomada. Tem por objetivo também promover a sinergia entre o cinema e a televisão. Em 2012, a Globo Filmes comemora o sucesso das comédias “Até que a Sorte nos Separe”, que já levou mais de 1 milhão de espectadores ao cinema em apenas 10 dias, e “E Aí, Comeu?”, que ultrapassou a marca dos 2,5 milhões de espectadores, e a recente escolha de “O Palhaço”, de Selton Mello, como candidato brasileiro a uma indicação à categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2013. Ainda este ano, mais três filmes serão lançados pela Globo Filmes: “Gonzaga, de Pai pra Filho”, “Os Penetras” e “De Pernas pro Ar 2”.