Escalar uma montanha de gelo ou assumir as responsabilidades de pai de família? É nesse pêndulo que está o bem-sucedido médico Hermano (Armando Babaioff), protagonista de “Prova de Coragem”. A coprodução da Globo Filmes estreia no dia 5 de maio, e revela o conflito de um homem que se cobra um ato heroico, mas não tem clareza se é um ato de redenção ou uma fuga.
O longa-metragem, dirigido por Roberto Gervitz, é baseado no romance “Mãos de Cavalo”, de Daniel Galera, e foi filmado no Salto Ventoso, em Farroupilha (RS). É lá que se ambienta a Terra do Fogo, região montanhosa que Hermano planeja escalar. Esse é o grande ato de bravura que o médico se cobra depois de ver seu melhor amigo ser agredido até a morte – sem ter feito nada para ajudá-lo.
Hermano, no entanto, se vê surpreendido com a gravidez de sua mulher, Adri (Mariana Ximenes), que interrompe o uso de contraceptivo sem avisar o marido. O casal vive junto há sete anos, mas ele rejeita a ideia de ser pai. Obstinado, leva o projeto de escalar a montanha adiante, mesmo depois de descobrir que Adri enfrenta uma gestação de risco.
O medo se torna um ponto central da narrativa, segundo Gervitz. O sentimento, que normalmente seria associado à escalada da montanha, perpassa outros campos da natureza humana nesse filme. “O medo masculino da paternidade é um tema que me parece relevante. Deixar de ser filho, virar pai, é um caminho sem volta na vida de qualquer um. E acredito que homens têm uma maior dificuldade de deixar a adolescência para trás, embora Adri e Hermano sejam dois personagens que, cada qual à sua maneira, se negam a crescer”, avalia o diretor.
“Prova de Coragem” é produzido pela gaúcha M. Schmiedt Produções, e tem distribuição da Europa Filmes.