Uma dona-de-casa de meia idade aposentada, divorciada, mãe de dois filhos crescidos e sem muitas ocupações. Essa é Dona Hermínia, a divertida personagem criada pelo ator Paulo Gustavo, inspirada em sua própria mãe. Sucesso no teatro desde 2006, mais de um milhão de pessoas já assistiram à ‘Minha Mãe é uma Peça’, que agora chega às telonas de todo o Brasil.
O longa traz uma Dona Hermínia entediada, que passa o dia inteiro falando de seus problemas. Ela não tem um trabalho, um companheiro ou crianças pequenas com quem se preocupar. Decepcionada com o desprezo de seus filhos Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier), ela resolve sair de casa, repensar a vida e acaba dando uma guinada em sua história.
No elenco, Herson Capri vive Carlos Alberto, o ex-marido de Dona Hermínia; Ingrid Guimarães é Soraya, a atual mulher de Carlos Alberto; Alexandre Ritcher interpreta Iesa, a irmã de Dona Hermínia; Mônica Martelli, a Mônica, uma das vizinhas do condomínio; Suely Franco é a tia Zélia; e Samantha Schmütz vive a empregada Valdéia. O filme tem direção de André Pellenz e roteiro de Fil Braz e do próprio Paulo Gustavo.