Morreu neste domingo, dia 02, aos 64 anos , o ator inglês de cinema e teatro Pete Postlethwaite. Indicado ao Oscar em 1994 por seu papel em “Em nome do pai”, Pete enfrentava um longo tratamento contra o câncer.
De acordo com o jornalista Andrew Richardson, seu amigo pessoal, o artista faleceu em um hospital em Shropshire (centro-oeste da Inglaterra).
A família do ator pediu à imprensa que respeite a privacidade neste momento.
Nascido em 1946 em Warrington, condado de Cheshire (noroeste inglês), Postlehwaite cursou interpretação na escola de teatro Bristol Old Vic (oeste).
Começou sua carreira de ator no Everyman Theatre de Liverpool (noroeste), onde teve entre seus companheiros a atores respeitados como Bill Nighy, Jonathan Pryce e Julie Walters, atriz com a qual manteve uma relação na década dos 70.
Postlethwaite, condecorado com uma Ordem do Império Britânico em 2004, era membro veterano da prestigiosa Real Companhia de Shakespeare.
Em sua carreira cinematográfica ganhou destaque por sua impecável e sutil interpretação, dando sempre grande humanidade aos personagens.
O diretor de cinema de Hollywood Steven Spielberg o descreveu como “o melhor ator do mundo” após trabalhar com ele em “O mundo perdido: parque jurássico” e “Amizade”.