O filme “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros pelo National Board of Review.
De acordo com a Folha online, a instituição escolheu “A Separação”, do iraniano Asghar Farhadi, como o melhor estrangeiro do ano, mas colocou outros cinco longas numa lista de preferidos.
Nela também estão o japonês “13 Assassins”, de Takashi Miike, o iraniano “Footnote”, de Joseph Cedar, o finlandês “O Porto”, de Aki Kaurismäki, e o francês “Point Blank”, de Fred Cavayé.
Entre o top 5 dos documentários, está “Senna”, de Asif Kapadia, sobre o piloto brasileiro. Essa lista inclui “Born to be Wild”, de David Lickley, “Buck”, de Cindy Meehl, “George Harrison: Living in the Material World”, de Martin Scorsese, e “Project Nim”, de James Marsh.
A premiação foi anunciada hoje nos EUA e escolheu “Hugo”, de Martin Scorsese, como melhor filme do ano e melhor diretor.
Entre os atores, foram escolhidos George Clooney (“Os Descendentes”) e Tilda Swinton (“Precisamos Falar sobre o Kevin”).
A organização é formada por 110 membros, entre acadêmicos, cineastas, especialistas e estudantes de Nova York.