Eu que morei na França, adoro este prato, como sempre que posso, e se acompanhado de batatas fritas ou rústicas a combinação fica melhor ainda.
Bem, este prato cuja origem é um “mistério”, porém, um chefe de cozinha francês garante ter inventado em meados de 1930, ao perceber que um grupo de clientes americanos estavam bebendo muito. Ao perguntar para o dono sobre o que servir, ele respondeu para criar um prato apimentado com intuito de fazê-los perceber o sabor.
Nascia então, o delicioso e apimentado Filet au Poivre Vert!
Dizem também que os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados, para que suas supostas propriedades afrodisíacas entrasse em ação.
Esse molho é feito a base de pimenta verde, então quem não for muito fã da iguaria deve saborear com moderação ou colocar menos pimenta na frigideira. É um molho leve, composto por pimenta e creme de leite basicamente, que promete agradar ao paladar de todos!
Vale a pena experimentar!
Filet ao Molho Poivre (Vert)
Ingredientes para o Molho:
– 2 colheres (sopa) de pimenta verde (moer ligeiramente)
– 1 tablete de caldo de carne
– 1 caixinha de creme de leite sem soro
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 50ml Conhaque
– 2 colheres (sopa) de azeite (para refogar)
– Sal
Modo de Preparo:
Coloque uma frigideira no fogo médio, deixe esquentar, adicione o azeite, coloque a pimenta verde, mexa por uns 30 segundos, coloque o conhaque e flambe a pimenta. Coloque o creme de leite, a manteiga e dissolva o tablete de caldo de carne. Coloque um pouco de água se desejar o molho menos espesso. Trabalhe sempre com o fouet (aquele acessório cheio de arames) Ajuste o sal do molho e coloque em cima do filet mignon.
Como preparar o filet mignon:
Escolha um medalhão levemente alto, tempere-o com sal minutos antes de colocá-lo na frigideira. Coloque manteiga na frigideira e sele o medalhão. Uma dica: Se você gosta de carne mal passada retire-o em poucos minutos de frigideira, se quiser ao ponto ou bem passada leve a carne ao forno a 200c, sem nada. Se você deixar esta carne muito tempo na frigideira ela pode perder muito líquido e ficar dura.
Um abraço à todos, Chef Fernando.