Ansiosos para a estreia da terceira temporada de ‘A Divisão’, o elenco se reuniu com convidados na noite de terça-feira (26) no Kinoplex Leblon, no Rio, para o lançamento da série original do Globoplay, que chega à plataforma na sexta-feira (29). O evento contou com a presença de famosos como Marcello Melo Jr., Douglas Silva, Rodrigo Santoro, Ricardo Vianna, entre outros. O Área VIP foi lá conferir tudo de perto.
Antes de assistir o primeiro episódio da nova temporada, a equipe conversou com a imprensa. Neusa Borges, que faz uma participação especial nesta temporada, se mostrou bem entusiasmada com o trabalho. “Com mais de 60 anos de carreira e 82 anos de idade, eu nunca imaginava na minha vida que eu chegaria sentada nessa cadeira aqui… Eu fiquei parada desde a novela ‘Salve Jorge’ e lá em Salvador, tava muito bem. Não sei por que eu vim parar no Rio de Janeiro e me ligaram pra eu fazer uma participação em ‘A Divisão’, mas quando falaram que era pra fazer mãe do personagem de Silvio Guindane, ah eu amor, eu viria até a pé de Salvador até aqui. Porque esse garoto eu tenho como madrinha”, disse a atriz.
+ Após polêmica, Vai que Cola estreia nova temporada no Globoplay e Multishow
Ao ser questionado sobre os novos conflitos dos protagonistas da série – Carlos Mendonça (Silvio Guindane) e Juliano Santiago (Erom Cordeiro) – Erom Cordeiro comemorou a nova fase da dupla. “Acho que essa temporada vem com essas camadas, esse lado familiar, doméstico, falando da vida pessoal. Enquanto nas (temporadas) anteriores Mendonça e Santigado batiam cabeça, brigavam, um choque de ideias, de mundos diferentes, eles agora entram numa sintonia muito poderosa, bonita também, de uma amizade, de um entendimento, acho que isso dá chão firme pra tudo que vai acontecer e vai acontecer muita coisa nessa temporada”, analisou.
Erom também exaltou a amizade com Guindane na vida real. “Só queria aproveitar a deixa aqui pra falar uma coisinha. Quando eu vim pra cá, de Maceió pro Rio pra estudar teatro, na retomada do cinema eu vi um filme chamando ‘Como nascem os Anjos’ e que Silvinho fazia, era um menino e eu fiquei muito impressionado, eu fiquei muito apaixonado pelo trabalho dele, tempos depois a gente começa a trabalhar (junto), se torna amigo, eu acho que aí também tem uma coisa de uma admiração muito grande minha também, Santiago tem, apesar de discordar de muita coisa com o Mendonça, eu acho que a coisa vai por aí também”, se derreteu.
Antes de falar do personagem, Silvio ficou emocionado com a declaração do amigo de cena. “Só vou completar aqui uma coisa, muito obrigado meu amor, não sabia disso”, disse, dando um abraço em Erom. “Assim como nessa temporada e na próxima, Santiago e Mendonça se afunilam dentro das suas questões dentro do conceito democrático, que não existe certo ou errado, e de que todo mundo tem o direito de pensar de tal forma, uma vez que essas pessoas se unem para o bem comum, assim como esses dois homens, que eu tenho a honra de estar sentado ao lado, se uniram pra acabar com o crime hediondo que existiu no Rio de Janeiro. Nessa terceira temporada eles conseguem se tornar brother e fizeram história no Rio de Janeiro”, adiantou o ator.
+ Victor e Leo devem ganhar documentário no Globoplay
Cinnara Leal falou dos conflitos da dra. Fernanda e relacionou o momento difícil da personagem com sua vida pessoal. “Dra. Fernanda volta depois de sofrer um aborto e volta pra essa relação pra resgatar esse amor de uma maneira muito íntegra e inteligente, sem se anular como mulher. Acho que essa força dela é muito importante. Vocês vão ter que assistir. É muito possível a gente acreditar em nós mesmos, nós mulheres pretas, acreditar no amor próprio, se olhar se enxergar e a dra. Fernanda traz isso, além de ser uma médica”, disse lembrando uma frase que carrega pra vida. “Que nenhum preconceito no limite e que nenhuma dor nos resuma”, completou. “Isso eu levei como muleta pra mim mesmo, como ferramenta pra aguentar. Essas pessoas foram muito importante pra mim em fazer eu não desistir de mim e da minha carreira e a dra. Fernanda também passando por isso, pro ressignificar, só precisava dessa oportunidade pra agradecer aqui a todos vocês”, comemorou.
Idealizador da série, José Junior foi ao evento acompanhado dos filhos e da namorada, a atriz Érika Januza. “Em A Divisão, 71% do elenco é preto. Isso faz toda a diferença, porque dá visibilidade à maior parte da população do país, que você geralmente não vê tão presente no audiovisual brasileiro”, pontuou.
Confira o post, deslize:
Nova temporada
Na nova leva de episódios, composta por cinco capítulos semanais que estreiam sempre às sextas, Carlos Mendonça (Silvio Guindane) e Juliano Santiago (Erom Cordeiro) estão cada vez mais unidos e determinados a combater a violência na cidade e tem como inimigos os narco sequestradores.
Se nas temporadas anteriores ficaram evidentes as desavenças entre os protagonistas, dessa vez os conflitos se apresentam em outros aspectos de suas vidas e os dois revelam seu lado mais vulnerável um para o outro.
+ Saiba mais sobre a nova novela das 18h da Globo, Elas por Elas
Passam também a fazer parte da terceira temporada de ‘A Divisão’ novos pontos de vista, dando amplitude para o público se aprofundar nas ramificações da história. Nessa continuação, a equipe de Mendonça e Santiago tem novos integrantes, como a perspicaz detetive Andrea (Aisha Jambo), William (Felipe Roque), Soares (Rogério Casanova), Frota (Thiago Thomé), Bastos (Rafa de Martins) e Lavínia (Branca Messina), a ex-corregedora da polícia civil, destaque na segunda temporada, que agora atua na DAAS. Assim como Branca, a atriz Cinnara Leal também se reencontra com sua personagem, a médica Fernanda, que convive com o trauma de um aborto espontâneo e um colapso na relação com Santiago.
Análise: Elas por Elas estreia com clima de nostalgia e dose de humor na medida certa