Aline Borges comoveu a web ao anunciar, por meio de uma postagem, que recebeu um prêmio mais do que especial do Trofeu Raça Negra após dar vida a Zuleica, no novela Pantanal. Desse modo, aproveitando o momento, ela fez uma linda reflexão na publicação sobre a importância da representatividade.
“Fui uma das 20 homenageadas. Por Pantanal e a representatividade que Zuleica, conferiu às milhares de mulheres pretas desse país. A Família Gonçalves era o único núcleo preto da novela. Um núcleo com trama, casa, história…Que fugiu do estereótipo porque justamente, foi pensado pra conferir representatividade preta no horário nobre. E de fato nossa jornada juntos, foi linda! Como agradeço @lucasleto @gbielsantana @cauecamposs”, disparou Aline Borges.
+ Taís Araujo presta homenagem a Aline Borges após trabalho em Pantanal
A atriz, ainda, deixou claro: “Mas ontem a noite era das mulheres, então, pra além de falar sobre o poder de cura que tem a nossa capacidade de sonhar, e o quanto a gente precisa alimentar nossos sonhos diariamente, pra criar asas, eu falei do AMOR que recebi dos meus pais ao longo da vida e como isso me permitiu sonhar, mas chamei atenção pra falta de representatividade na tv, pra mulheres pretas retintas. Pq se a gente fala de luta antirracista, a gente não pode naturalizar a ausência dessas mulheres em papel de destaque na tv!”.
+ Aline Borges compartilha transformação radical: “Apresento a vocês, uma Aline LOIRA”
“Por isso eu dediquei o Prêmio às nossas mais velhas que iniciaram o trabalho de ocupar com honra seus lugares, lá atrás, quando não se via mulheres pretas na televisão, e ninguém questionava!”, apontou por fim.
Confira abaixo a postagem completa realizada pela atriz em questão.
+ Atriz de grande sucesso Aline Borges, de Pantanal, declara voto e dispara: “Fé na transformação”