A recente indicação de Fernanda Torres ao Globo de Ouro como melhor atriz em filme de drama é motivo de comemoração para o Brasil, mas não é a primeira vez que brasileiros figuram entre os indicados da premiação. Apesar de ser algo raro, outros nomes do país já receberam esse reconhecimento, como Fernanda Montenegro, sua mãe, indicada em 1999. Entre os brasileiros lembrados, está Daniel Benzali, um ator carioca de 78 anos que, apesar de seu sucesso internacional, é pouco conhecido no Brasil.
Benzali foi indicado ao Globo de Ouro por sua interpretação como o advogado Ted Hoffman na série Murder One (1995-1997), criada por Steven Bochco. Sua carreira teve uma trajetória curiosa: antes de protagonizar a série, ele já havia trabalhado com Bochco em outras produções, como Nova York Contra o Crime e L.A. Law. Impressionado com o talento de Benzali, o produtor decidiu dar a ele o papel principal na nova série de drama.
Mesmo com a atuação elogiada e a indicação ao Globo de Ouro, a passagem de Benzali por Murder One foi curta. De acordo com relatos, o ator costumava atrasar as gravações porque insistia em só sair de casa após cumprir uma rigorosa rotina matinal e se recusava a usar os banheiros do estúdio. Após a primeira temporada, ele foi substituído por Anthony LaPaglia. Sem o carisma de Benzali, a audiência da série despencou, levando ao seu cancelamento na temporada seguinte.
+ Heloísa Périssé negocia seu retorno à Globo e pode ganhar papel de vilã em nova novela
Após sua saída de Murder One, Benzali ganhou fama de problemático, o que impactou sua carreira. Ele passou a atuar em papéis menores e fez sua última aparição em 2015. Atualmente, vive em Londres.
Outros brasileiros indicados ao Globo de Ouro
Fernanda Torres se junta a uma lista seletíssima de brasileiros indicados ao Globo de Ouro. Sonia Braga, por exemplo, recebeu três indicações: por O Beijo da Mulher-Aranha (1985), Luar Sobre Parador (1988) e pela minissérie Amazônia em Chamas: A História de Chico Mendes (1994), que também lhe rendeu uma indicação ao Emmy.
Fernanda Montenegro foi lembrada por sua atuação no aclamado Central do Brasil (1998), que também lhe valeu uma indicação histórica ao Oscar como a primeira brasileira a concorrer na categoria de melhor atriz. Wagner Moura também brilhou ao ser indicado por seu papel em Narcos (2015-2017), mas, assim como os demais, não chegou a levar o prêmio.
Colaborou: Renan Santos