Desde sua entrada no MasterChef, em 2014, Erick Jacquin passou por uma grande virada na sua vida. De enfrentar falência, dívidas e processos, o chef se tornou um dos nomes mais queridos da gastronomia e da TV brasileira. Agora, ele se prepara para estrear a quarta temporada de Pesadelo na Cozinha, que chega ao Max nesta sexta-feira (7) e à Band na próxima terça (11).
No reality, Jacquin visita restaurantes à beira da falência, ajudando cozinheiros e empreendedores a reorganizarem seus negócios e conquistarem uma nova chance de sucesso. A história pessoal do chef serve de inspiração para os participantes. “Eu quebrei muito feio. O telefone para de tocar, você fica com poucos amigos, e muita gente pensa: ‘Se ferrou, bem feito’. Então eu sei o que é isso”, relembra ele.
Jacquin reconhece que foi o MasterChef que transformou sua vida. “Ninguém me ajudou. Quem me ajudou foi a TV. Graças ao MasterChef, eu dei a volta por cima, consegui pagar minhas dívidas. Ainda tenho [dívidas], mas quem não tem?”, brinca o chef.
Nova temporada do Pesadelo na Cozinha
A nova temporada de Pesadelo na Cozinha reforça sua missão de apoiar empresários e cozinheiros desesperados, enfrentando problemas que ele próprio já viveu. “Tem dono de restaurante que vai aos meus restaurantes e diz que abriu mais um, me convida para comer. Isso me traz uma felicidade enorme. Não é só sobre dinheiro, é sobre levantar a cabeça das pessoas”, declara emocionado.
Para Jacquin, os maiores desafios dos empreendedores ainda são a falta de organização e o descontrole financeiro. “É preciso respeitar e obedecer o dinheiro. Eu aprendi a obedecer. Dinheiro é o maior problema dos restaurantes hoje”, reflete.
Atualmente, ele divide seu tempo entre a gestão de um grupo de restaurantes de diferentes estilos e a carreira na TV. Apesar de nunca ter imaginado trabalhar nesse meio, Jacquin se sente realizado: “Eu nunca trabalhei na minha vida, tudo o que eu faço é diversão. Eu gosto de me divertir, não gosto de trabalhar”, afirmou.
Colaborou: Renan Santos