A passagem de um ciclone extratropical pelo estado do Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição. Além das dezenas de vítimas fatais, muitas famílias perderam as suas casas, inundadas pelas águas que deixaram muitas cidades submersas. É o caso do avô de Alice, a garotinha que ficou conhecida por estrelar o comercial de um grande branco privado pronunciando palavras difíceis.
Por meio do Instagram, a mãe de Alice, Morgana Secco, explicou que os seus parentes estão todos na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul – uma das mais atingidas. A mulher mora com a sua família na cidade de Londres, na Inglaterra, o que aumenta o sentimento de preocupação em decorrência da distância física. Contudo, há um certo alívio, pois ela explicou que ninguém se machucou, embora tenha mencionado os grandes danos materiais.
No desabafo, Morgana Secco explicou que a cidade de Lajeado normalmente é castigada pelas enchentes e alagamentos. Por isso, os moradores locais se preparam nas épocas mais perigosas do ano para a proteção contra os fenômenos naturais marcados por intensas tempestades. “Tô aqui em Londres, mas com o pensamento lá. Tá tudo bem com a minha família. Lajeado tem histórico de enchentes com subida do rio desde sempre. As regiões que alagam já ficam preparadas e de sobreaviso quando chove muito”, explicou a mãe de Alice.
Contudo, neste ano, com a passagem do ciclone extratropical, os alagamentos ultrapassaram todos os níveis que os moradores de Lajeado estavam habituados. A título de exemplo, Morgana Secco contou que a loja de seu pai – avô materno de Alice –, que nunca foi atingida pelas enchentes, ficou totalmente submersa dessa vez.
+ Luciano Huck se encanta com estreia de Alice no ‘Domingão’
“Loja do meu pai, onde a enchente normalmente só chega perto, está debaixo d’água. Muitos municípios da região sem acesso, sem água e energia elétrica, e muitas famílias desabrigadas”, lamentou.