Portal MSN

MSN

BBB20: Bruna Marquezine responde críticas sobre polêmica de Manu Gavassi fazer comentário racista

Bruna Marquezine, na tarde desta quarta-feira (1º), através de suas redes sociais, publicou uma postagem antirracista. Assim sendo, a atriz citou Angela Davis, grande ativista da causa. No entanto, ela recebeu muitos comentários apontando uma suposta hipocrisia da artista, já que sua amiga Manu Gavassi, que participa do atual reality show BBB20, fez um comentário considerado racista.

-

-

Lívia Cout
Lívia Cout
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Bruna Marquezine e Manu Gavassi Imagem: Reprodução
Bruna Marquezine e Manu Gavassi
Imagem: Reprodução

Bruna Marquezine, na tarde desta quarta-feira (1º), através de suas redes sociais, publicou uma postagem antirracista. Assim sendo, a atriz citou Angela Davis, grande ativista da causa. No entanto, ela recebeu muitos comentários de internautas apontando hipocrisia da artista, já que sua amiga Manu Gavassi, que participa do atual reality show BBB20, fez um comentário considerado racista.

- Continua após o anúncio -

+Pai de Jake, ex-BBB Pyong Lee revela planos de nova gravidez com Sammy

Relembre

Dessa forma, para aqueles que não se recordam, a fala de Manu foi dirigida ao casal Marcela e ao já eliminado Daniel Lenhardt: “Para mim, casal que a cor combina, a cor das pessoas mesmo, é muito forte. Esteticamente falando, vocês são extremamente agradáveis, parabéns.“, disse ela, se referindo aos dois.

A fala de Manu repercutiu negativamente na web. Dessa maneira, muitos internautas a apontaram como racista.

- Continua após o anúncio -

Bruna Marquezine se posiciona à respeito da fala da amiga Manu Gavassi

Bruna, então, desabafou: “Não tenha dúvida que ao sair da casa eu e todas as pessoas que a amam vão alertá-la do erro que cometeu. E conhecendo ela, seus princípios, seu caráter e seu desejo de evoluir, sei que ela vai perceber o erro em sua fala, se arrepender, aprender e se desculpar.“.

Bruna defende a amiga

Agora o que vocês querem que eu faça é absurdo, que eu hostilize ou ‘cancele’ ou ofenda ou torça contra uma amiga de anos nas redes sociais. Eu já me posicionei a respeito do assunto na época usando como respaldo o posicionamento de uma mulher que admiro muito, Laís Gomes, constatando a falta de racismo estrutural e ainda assim não foi suficiente“, desabafou a atriz.

- Continua após o anúncio -

Logo em seguida a artista por fim concluiu: “Eu não vou e nem posso limitar ou rotular alguém por um único erro. E o qui [sic] terrível seria da minha parte fazer isso com uma irmã? Eu também não posso ser responsabilizada ou cobrada por cada erro de amiga e cidadã está sendo e será feito. E sobre este post, eu não deveria não me posicionar sobre um episódio terrível de racismo? Deveria ignorar? E me calar?“, indagou enfim.

Confira a postagem que a atriz fez no Instagram:

View this post on Instagram

Repost @jessicaellen • “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!”⁣ ⁣ A frase Angela Davis é fundamental para entender quem são os aliados no debate racial. O antropólogo Kabenguele Munanga classificou o racismo como "o crime perfeito”. Quem discrimina sai ileso e os negros continuam precisando se pronunciar a cada novo episódio. Estamos todos com medo do coronavírus, mas o racismo cotidiano não entra em quarentena. ⁣ ⁣ É comum que pessoas negras sejam cobradas a responder pelo racismo que sofrem. Enquanto isso, o silêncio dos supostos aliados também nos assassina. Ser antirracista é chamar a responsabilidade pra si e convocar seus pares para enfrentarem juntos o projeto de extermínio que se alastra há mais de 500 anos.⁣ ⁣ A questão racial estrutura as desigualdades socioeconômicas do Brasil. Silenciar diante do racismo é legitimar que o sistema permaneça intacto. Cida Bento chama isso de “Pacto Narcísico da Branquitude”. As evidências aparecem diariamente: guia de turismo, cineastas, BBB, o extermínio acelerado da juventude negra. Se você silencia diante dessas violências, certamente não é aliado na luta antirracista. ⁣ ⁣ A história cobrará a todos, mas sobretudo aos que se calaram enquanto morremos e somos cruelmente violentados. Não vamos retroceder, e muito menos, silenciar. Gritaremos. Reagiremos. ⁣ ⁣ "Se você enfia uma faca de 22 centímetros em minhas costas e puxar quinze centímetros para fora, não haverá progresso. O progresso vem quando se cura a ferida que o golpe fez. Eles nem começaram a puxar a faca. Eles não admitem que a faca está lá.” – Malcolm X #potênciasnegras #naobastanaoserracista #temqueserantiracista #racismoécrime #crimepunicaoja

A post shared by Bruna Marquezine ♡ (@brunamarquezine) on

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Lívia Cout
Lívia Cout
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!