A cantora americana conhecida por todo o mundo divulgou nesta sexta-feira (19) uma nova música em meio ao crescente número de protestos no EUA após o assassinato de George Floyd por um policial branco.
+ Taís Araújo critica: ‘Brasileiro aplaude doações da Beyoncé, mas critica da Xuxa’
‘Black Parade’ é a nova música divulgada por Beyoncé, e, segundo a artista, os fundos arrecadados pelo novo trabalho serão destinados a negócios conduzidos por pessoas negras: “”BLACK PARADE” celebra você, sua voz e sua alegria e beneficiará pequenas empresas de propriedade de negros”, revela a intérprete que, na canção, traz uma letra com referência à ascensão da comunidade negra e o incômodo que isso causa, como descrito no seguinte trecho: “Ser negra, talvez seja a razão pela qual eles estejam sempre bravos. Sim, eles estão sempre bravos, sim. Estar além deles, eu sei que é a razão pela qual eles estejam muito bravos. E eles sempre estiveram”, descreve a letra da música.
O lançamento da música, 19 de junho, foi exatamente no dia em que os EUA celebram o fim de mais de 200 anos de escravidão. No post feito pela cantora em sua conta no Instagram, Beyoncé comemora: “Feliz fim de semana juneteenth! Espero que continuemos a compartilhar alegria e celebrar um ao outro, mesmo no meio da luta” e faz um apelo: “Por favor, continue lembrando nossa beleza, força e poder”. ‘Juneteenth’ é uma contração da palavra junho e do número 19 em inglês. Também é conhecida como o “Dia do Jubileu” ou o “Dia da Liberdade”.
+ Ludmilla entra com pedido de justiça após ser vítima de novos ataques racistas
A letra da música segue um ritmo de militância. Sustenta o discurso de continuar lutando, fortalecendo as conquistas adquiridas pela luta do povo negro e a legitimidade de sua cultura: “Preciso de mais uma passeata, deixe eu ligar para a Tamika (Uh). Preciso de paz e reparação pro meu povo (Uh). Danem-se esses cabelos escovados, eu vou deixar enrolar (Enrolar). Danem-se essas ondas murchas, eu vou deixar o dread (O dread). Ponha seus punhos pro alto. Mostre amor negro (Mostre amor negro)”, segue a canção potencializando a necessidade de todas essas características serem assumidas com orgulho. ‘Black Parade’ está disponível nas plataformas digitais.
Veja:
Colaborou: Marcelo Pascoal