A preparação de elenco de ‘Deus Salve o Rei’ começou algumas semanas antes do início das gravações e durou quatro semanas. Inicialmente o trabalho foi realizado com os preparadores Eduardo Milevicz, Babaya Morais, Cris Moura e Marcelo Bosschar. “Realizamos um processo de ‘esvaziamento’ de códigos, posturas, e outros truques, que todos nós naturalmente construímos. Em paralelo, Babaya aplicou exercícios de fonoaudiologia direcionados para ajudar na construção dos personagens”, conta o diretor-geral Luciano Sabino.
Ao longo deste processo, alguns atores fizeram também oficinas específicas, ligadas ao conceito medieval, tais como danças, arco e flecha, hipismo, lutas corporais e com espada, culinária, escaladas, pinturas, entre outras. “Boa parte do elenco vai lutar em cena, atirar de arco e flecha, cavalgar, dentre outras habilidades”, adianta o diretor.
Marina Ruy Barbosa, que fará a plebeia Amália, fez aulas de culinária, arco e flecha e hipismo. “Tive que tirar as panelas do armário. Aprendi como cortar os legumes, carnes… A Amália trabalha na feira e faz caldos. Precisei me familiarizar com esse ambiente”, conta a atriz. Bruna Marquezine, a princesa Catarina na história, praticou hipismo e fez aulas de luta e dança. “É uma luta muito bonita. Me diverti no processo”, conta.
A próxima novela das sete, ‘Deus Salve o Rei’, trata das escolhas e suas consequências, e questiona o poder do destino na vida das pessoas. Tem autoria de Daniel Adjafre, que faz sua estreia em novelas, e direção artística de Fabricio Mamberti.