Fora da Globo e longe das novelas desde O Sétimo Guardião (2018), Bruno Gagliasso admitiu que ainda guarda mágoa pelo fato de a emissora ter cortado o beijo envolvendo Junior, seu personagem em América (2005), e Zeca (Erom Cordeiro) na trama de Gloria Perez.
Numa publicação no X, Gagliasso pediu para o público assistir à minissérie Os Quatro da Candelária, da Netflix, na qual protagoniza cenas tórridas com o ator Patrick Congo. E aproveitou para relembrar o corte daquela que seria a primeira cena de beijo entre dois homens numa novela da Globo.
“Pra galera que ficou triste na época da novela América, quando foi censurado o beijo do Junior, por favor, assistam Os Quatro da Candelária, na Netflix. Episódio 2, a partir de 22:07 minutos. De nada”, publicou o ator em sua rede social.
+ Roberto Cabrini é o ‘enviado especial’ da Record para a cobertura das eleições dos EUA
“Mágoa”
Bruno seguiu no assunto e revelou que, até hoje, não se conforma de que a cena com Erom Cordeiro tenha sido removida do último capítulo de América.
“E sim, eu ainda guardo uma pequena mágoa por aquele beijo não ter sido exibido na época (risos). Mas aí a gente foi lá e dobrou a meta e fez algo ainda maior em Os Quatro da Candelária. Quase 20 anos depois, sinto que agora posso encerrar esse assunto”, finalizou o galã.
O episódio de Os Quatro da Candelária em questão conta a história de Sete (Patrick Congo), aspirante a marinheiro que conhece Jorge (Bruno Gagliasso), um comerciante casado, com quem acaba se envolvendo.
+ Leitura Dinâmica ganhará novo cenário na RedeTV!
Beijo cortado
Em América, novela das 21h da Globo exibida em 2005, Bruno Gagliasso vivia o jovem Junior, um rapaz sensível que se sentia diferente dos demais. Ao longo da trama, ele se descobre gay, mas teme que sua mãe, a fazendeira Neuta (Eliane Giardini), não aceite sua orientação sexual.
No final da novela, Junior conhece Zeca, um novo peão da fazenda, por quem se apaixona. Na época, o casal caiu no gosto do público, fazendo com que Gloria Perez escrevesse um beijo entre os dois para ser exibido no último capítulo. A sequência chegou a ser gravada, mas nunca foi ao ar.
“O romance entre o Junior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser”, disse a autora Gloria Perez ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
O primeiro beijo entre dois homens numa novela da Globo só aconteceu no último capítulo de Amor à Vida (2013), entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).