Campanha que transforma atores em paratletas revolta internautas

Divulgação/Vogue

Uma campanha da revista Vogue para chamar atenção para os Jogos Paraolímpicos provocou revolta na internet. A revista optou por retratar Cleo Pires e Paulinho Vilhena como se fossem paratletas. Para isso, os atores tiveram membros “amputados” no photoshop: Cleo perdeu o braço direito e Vilhena ganhou uma prótese na perna.

Divulgação/Vogue

De acordo com o F5 da Folha, batizada de “Somos Todos Paralímpicos”, a peça criada pela agência África tem o objetivo de “atrair visibilidade ao evento e colaborar com a venda de ingressos”, segundo a publicação.

A campanha não foi bem recebida pelo público. No Twitter, os nomes da revista e dos atores estão entre os principais tópicos comentados. A principal crítica é de que a escolha dos atores alimenta o desrespeito e preconceito contra portadores de necessidades especiais.

Em outra foto da campanha, a dupla de atores aparece ao lado dos paratletas Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e Renato Leite, do vôlei sentado, que inspiraram as fotos.

Divulgação/Vogue

Procurada pela publicação, a “Vogue” respondeu que a concepção da campanha foi feita pelos próprios atores e pela agência África. “A Edições Globo Condé Nast apoia qualquer campanha que estimule o comparecimento e o apoio às Paraolimpíadas”, diz comunicado enviado à imprensa.

Em entrevista ao F5, a atriz diz que se sentiu honrada em fazer o trabalho e que não voltaria atrás. “Preconceituosos são eles [as pessoas que criticaram]. Não tem erro nenhum em representar um atleta paraolímpico exatamente como ele é. Só vejo honra, mérito, orgulho”, afirma Cleo.

Wandreza Fernandes: Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

Esse site utiliza cookies Leia mais.