Carnaval chegando e todo mundo se preparando para curtir os desfiles de Escolas de Samba no Rio, que esse ano acontece entre os dias 11 e 12 de fevereiro. As rainhas de bateria são uma performance à parte na Avenida Marquês de Sapucaí. Apesar de não serem quesito para os jurados no dia do desfile, elas entram na avaliação de alegorias e adereços. Confira quem vai brilhar no Carnaval de 2024.
Ensaios técnicos das Escolas de Samba começam no Rio; confira as datas
Tati Minerato
Em seu segundo ano como rainha de bateria da Unidos do Porto da Pedra, no Rio, Tati Minerato irá desfilar pela primeira vez no grupo especial, já que sua escola subiu do Grupo de Acesso para a elite da folia. Animada com o desfile, ela segue firme nos treinos e balanceando a alimentação, com ajuda de especialistas, para chegar com o corpo que deseja no sambódromo no mês de fevereiro. A Porto da Pedra abrirá o Domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro.
Raíssa Lorena
Rainha de bateria da Beija-Flor, Lorena Raíssa, de 16 anos, e a mais jovem ocupante do cargo na agremiação de Nilópolis. Aline Souza, mãe de Lorena, já foi passista da escola de samba. Antes delas, o avô Jorge Damu chegou à ala de compositores e plantou o amor pela escola no coração da família. A jovem chegou ao posto após vencer um concurso em 2022 para suceder Raíssa de Oliveira, que foi rainha de bateria da agremiação por 20 anos.
Viviane Araújo
Aos 48 anos, Viviane Araújo vai brilhar mais uma vez à frente da bateria do Salgueiro, no Rio. A história da atriz com a agremiação teve início no Carnaval de 2008. Logo na estreia como rainha de bateria da vermelha e branca tijucana, a beldade se mostrou pé-quente e a escola se sagrou vice-campeã do Grupo Especial. Viviane está sempre presente nos ensaios de rua da escola de samba e em cada apresentação surge com um look diferente. Em 2024, mais uma vez, ela fará “dobradinha” com a paulistana Mancha Verde, em que também é rainha.
Viviane Araújo, se preparando para o Carnaval, chama atenção com look, veja
Paolla Oliveira
De volta à Grande Rio desde 2020, Paolla Oliveira já havia desfilado pela escola de Duque de Caxias em 2010 e 2011. Paolla frequenta da agremiação sempre que possível, muitas vezes acompanhada no namorado, Diogo Nogueira. Em 2024, ela completa a sexta temporada como rainha da Grande Rio, sendo a quarta consecutiva.
Paolla Oliveira arrasa em look para evento na Cidade do Samba
Lexa
Logo após os desfiles de 2023, Lexa foi confirmada como rainha de bateria da escola de samba Unidos da Tijuca para mais um ano à frente da bateria da agremiação. A cantora está na escola desde 2020, e segue com o destaque no ano que vem. O anúncio foi feito pela própria escola em publicação no Instagram. “Na Unidos da Tijuca desde 2020, Lexa segue como Rainha da Pura Cadência para o Carnaval 2024. Brilhe ainda mais”, publicou a escola.
Maria Mariá
Campeã do Carnaval 2023, a Imperatriz Leopoldinense trouxe Maria Mariá como estreante no posto de rainha de bateria. Ela substituiu a cantora Iza, que deixou o cargo em meados de outubro de 2022. Agora, em 2024, Maria vai brilhar pela segunda vez à frente da bateria da agremiação, em busca do bicampeonato. Moradora do Complexo do Alemão, ela tem 21 anos e faz parte da escola desde criança. Ela começou desfilando na ala mirim e, antes de receber a faixa de rainha de bateria, se destacava na ala das passistas da agremiação.
Fabíola Andrade
Quem vai estar à frente da Mocidade Independente de Padre Miguel em 2024 será Fabíola Andrade. Ela faz sua estreia como rainha de bateria e foi escolhida em novembro para o desafio. Casada com o patrono da verde e branca da Zona Oeste do Rio, Rogério Andrade, a influenciadora digital já foi musa, mais de dez anos atrás, e, agora, está de volta para cruzar a Sapucaí pela primeira vez no posto mais visado pela mulherada.
Bianca Monteiro
Há sete aos na Portela, Bianca Monteiro encara mais uma vez a responsabilidade à frente da bateria da escola de samba. No posto desde 2017, quando deixou de ser passista para brilhar à frente dos ritmistas, a sambista mantém um elo inegável com os músicos e não falta a nenhum ensaio em Madureira, na Zona Norte carioca. No último Carnaval, quando a Portela comemorou o centenário, Bianca desfilou ao lado de ex-rainhas como Adriane Galisteu e Sheron Menezzes. Agora, ela estará sozinha no posto novamente.
Sabrina Sato
Em alta na Globo, Sabrina Sato segue ocupando o posto de rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel. A apresentadora esteve sambando com os ritmistas da escola de 2011 a 2019, desfilou como rainha da agremiação em 2020, e, em 2021, voltou a ocupar o lugar à frente da bateria, que foi deixado vago após a saída de Aline Campos, que reinou por um ano. Ela se divide com a Gaviões da Fiel, em São Paulo.
Sabrina Sato faz reflexão sobre o Carnaval: “inexplicável”
Evelyn Bastos
Evelyn Bastos ocupa o posto de rainha de bateria mais uma vez na Estação Primeira de Mangueira. A dançarina, graduada em História, acompanha assiduamente os ensaios da verde e rosa e também preside a Mangueira do Amanhã, escola de samba mirim ligada à comunidade.
Mayara Lima
Sucesso no Carnaval 2023, Mayara Lima chega em 2024 com a missão de repetir a performance em seu segundo desfile como rainha da bateria da Paraíso do Tuiuti. Ela começou no mundo do samba na Aprendizes do Salgueiro, escola mirim da agremiação carioca, e chegou a integrar a ala de passistas da agremiação. Além de brilhar na Sapucaí, Mayara é professora e também se tornou influenciadora digital.
Erika Januza
A atriz será rainha da bateria da Viradouro pelo terceiro ano consecutivo. Erika Januza já havia desfilado antes por outras agremiações, mas, de 2022 para cá, tem dado demonstrações frequentes de que se encontrou em definitivo na vermelha e branca de Niterói. Em 2024, a Viradouro se apresentará na Marquês de Sapucaí com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, do carnavalesco Tarcísio Zanon.