Nesta sexta-feira (09), Charles III fez o primeiro discurso como rei após a morte da mãe, Rainha Elizabeth. O discurso, parte mais importante de um dia de memória, foi gravado previamente e exibido pelos canais de televisão mundo afora.
Charles começou falando do luto. “Falo com vocês hoje com sentimentos de profunda tristeza. Ao longo de sua vida, Sua Majestade a Rainha – minha amada Mãe – foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda a minha família, e devemos a ela a dívida mais sincera que qualquer família pode ter para com sua mãe; por seu amor, carinho, orientação, compreensão e exemplo”, afirmou.
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Ele também renovou o compromisso com o Reino Unido. “A rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida, uma promessa com o destino cumprido e ela é lamentada mais profundamente em sua passagem. Essa promessa de serviço ao longo da vida eu renovo a todos vocês hoje. Ao lado da dor pessoal que toda a minha família está sentindo, também compartilhamos com muitos de vocês no Reino Unido, em todos os países onde a Rainha foi Chefe de Estado, na Commonwealth e em todo o mundo, um profundo sentimento de gratidão pelos mais de 70 anos em que minha Mãe, como Rainha, serviu o povo de tantas nações”, afirmou.
O novo rei seguiu falando da responsabilidade. “Minha mãe era uma inspiração. Eu renovo sua promessa de serviço pelo resto da vida. E também me comprometo a manter os princípios constitucionais no centro de nossa nação”, declarou ele. “E onde quer que você viva no Reino Unido, ou nos Reinos e territórios ao redor do mundo, e qualquer que seja sua origem ou crenças, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida. É claro que minha vida mudará à medida que assumo minhas novas responsabilidades”.
Em outro momento, Charles revelou que passará o título de príncipe de Gales para o filho mais velho e herdeiro do trono, o príncipe William, e também o título de princesa de Gales para Kate Middleton.
Pelé relembra encontro com Rainha Elizabeth II: ”Durará para sempre”
Charles não deixou de citar o filho caçula, Harry, e a nora, Meghan Markle, dizendo que eles tenham uma boa vida no exterior – sendo que os dois deixaram os serviços com a realeza há poucos anos e se mudaram para os Estados Unidos.
“Ele (o primogênito)me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha que assumo há mais de cinco décadas. Hoje, tenho orgulho de indicá-lo como Príncipe de Gales, o país cujo título tive o privilégio de ostentar durante grande parte da minha vida e dever. Com Catherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossas conversas nacionais, ajudando a trazer os marginais para o centro, onde uma ajuda vital pode ser dada. Também quero expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo suas vidas no exterior”, afirmou.