As eleições no Brasil aconteceram neste último domingo, 02 de outubro, elegeram e reelegeram Senadores, Deputados Estaduais, Federais e Governadores. Em alguns estados ainda haverá segundo turno para Governador e no pleito geral o embate também será decidido apenas no dia 30 de outubro. Com um dos piores desempenhos desde que começou a concorrer a uma vaga para o Palácio do Planalto, o quarto colocado nas eleições presidenciais Ciro Gomes (PDT) declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ Ciro Gomes causa polêmica ao pedir voto ao lado de Bolsonaro em clique
Em uma disputada já acirrada entre Bolsonaro (PL) e Lula, o ex-presidente conseguiu chegar no patamar de 48,4% dos votos, pouco mais de 57.259.504 milhões de votos. Por sua vez, Jair conseguiu 43,2%, que equivale a 51.072.345 milhões de votos dados pelos brasileiros. Já a candidata pelo MDB, Simone Tebet surprendeu e ficou em terceiro lugar com 4,2% dos votos, que contabiliza 4.915.423 milhões de votos. Já Ciro Gomes obteve 3% dos votos, o que lhe rendeu 3.599.287 milhões de votos.
Assim que a apuração dos votos terminou no domingo a noite, Ciro resolveu dá uma declaração para a imprensa. Ele chegou a afirmar o seguinte: ”Estou profundamente preocupado com o que está acontecendo com o Brasil. Eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora.”, disse. E logo em seguida complementou: ”Me deem mais algumas horas para conversar com meus amigos, com meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho”, informou.
+ Patrícia Pillar escolhe candidato para o 2° turno: ”Voto no Lula”
Pois bem. Hoje, 4 de setembro, o presidente do Partido Democrático Trabalhista, o Carlos Lupi disse que apoiará Lula no segundo turno. Ele afirma: ”Tivemos uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os deputados federais com mandatos, senadores e tomamos uma decisão unânime, sem um voto contrário, e eu repeti isso três vezes pra se tivesse voto contrário poder registrar em ata, está gravado, a decisão de apoiar o mais próximo da gente que é a candidatura do Lula, que eu chamo a candidatura do 12 mais 1”, conta ele em coletiva de imprensa dada em Brasília. Ciro segue a decisão de seu partido.
Pronunciamento – "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 4, 2022