O elenco principal de ‘Codex 632’ se reuniu no Kinoplex-Leblon, no Rio, nesta terça-feira (17) para o lançamento da série, que estreia no Globoplay na quinta-feira (19). A obra conta com cenas gravadas no Rio de Janeiro e em Lisboa e conta com atores brasileiros e portugueses. Deborah Secco, Paulo Pires, Alexandre Borges e Betty Faria falaram um pouco do que o público pode esperar da história. O Área VIP foi conferir tudo de pertinho.
Deborah Secco, que está no ar em ‘Elas por Elas’ e gravando mais uma temporada de ‘Hensga Hit’, falou da empolgação com a série luso-brasileira. “Eu acho que o olhar do Sérgio Graciano, nosso diretor, é um olhar diferenciado. É um tempo diferente de se contar a história e me seduziu. Fiquei ansiosa e louca pra ver os próximos episódios”, afirmou a atriz.
+ Deborah Secco comemora 20 anos de Darlene em ‘Celebridade’
Na série, Betty Faria vive Luísa, viúva de Martinho Toscano. A atriz veterana comemorou o trabalho. “Foi muito motivador, porque atriz quer isso, quer coisas diferentes, que entrar em outros universos”, disse a atriz, que ainda encheu de elogios o colega de cena. “Meu colega Alexandre Borges, além de eu gostar demais, ele faz um trabalho lindo na série”, destacou.
Alexandre Borges retribuiu o carinho e estendeu os elogios aos outros artistas em cena. “Muito feliz de ter contracenado, ter convivido com ela em Lisboa, saímos pra almoçar, nos divertimos, Deborah, Paulo. Eu acho uma coisa interessante também, isso foi muito falado nos últimos tempos que é um pouco a revisão dos heróis que a gente aprendeu que são heróis e de repente tem uma juventude toda questionando isso. A que preço foi levantada as descobertas e esses heróis que até então a gente cultuava, estão mudando um pouco de perspectiva em relação a isso, a custos, às vezes, de muito sangue. É um lado também da série, um núcleo que vai contra isso e derrubadas de estátuas e de heróis nacionais, questionando tudo e eu acho também muito importante esse novo olhar”.
Paulo Pires, que já fez uma novela no Brasil, também mostrou empolgação ao falar do novo trabalho. “Não é muito fácil em Portugal ver muitas histórias de ação, porque ação é mais cara e em Portugal é sempre um problema, mas essa série é uma série de ação, de aventura de decifrar enigmas e pra mim foi um desafio muito bom, eu lembrei logo do ‘Código Da Vinci’ (de Dan Brown) e fui revê-las, mas depois tudo isso ganhou uma identidade que vive por si só. Esquecemos as outras coisas e passamos a construir com o diretor e atores e começamos a procura de quem é Tomás de Noronha”, contou.
A história
Inspirada no best-seller homônimo do jornalista português José Rodrigues dos Santos, ‘Codex 632’ conta a história de Tomás Noronha (Paulo Pires), professor universitário que se envolve em uma investigação iniciada por seu mentor, Martinho Toscano, que pode mudar nossa memória coletiva e a percepção que temos da História Mundial.
+ ‘Rebelde’ chega ao Globoplay nas versões dublada e com áudio original
Marido de Luísa Toscano (Betty Faria), Martinho desenvolvia uma pesquisa sobre o “descobrimento do Brasil” quando morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias obscuras. A morte do historiador é tratada de forma secreta pela polícia e, quanto mais Tomás chegar perto da verdade, mais perigo ele correrá. Especialista em criptologia, Tomás é contratado por Nelson Moliarti (Alexandre Borges) para decodificar a busca do seu mentor.
Em paralelo, Tomás vive um casamento desgastado com Constança (Deborah Secco). Os dois são pais da pequena Vitória (Ana Sofia Martins), que nasceu com síndrome de Down e exige cuidados com a saúde.
A série, que tem seis episódios, começou a ser exibida pelo canal português RTP1 no inicio de outubro e chega no Globoplay no próximo dia 19.