POLÊMICA! Depois de declarar que é contra o fim da escala 6×1, o deputado Celso Russomanno acabou ficando entre os nomes mais comentados nas redes sociais por supostamente ter folgado 195 dias no Congresso Nacional. Vale lembrar que o ano tem apenas 365 dias, sendo que o número seria superior a mais de seis meses sem ‘atuar’ pelo povo.
A situação foi exposta nas redes sociais pelos internautas que começaram a levantar os números referentes ao trabalho de alguns parlamentares no Congresso Nacional após muitos deles, inclusive Celso, se mostrarem contra o fim da escala 6×1. De acordo com o perfil ‘Análise Política’ no X, (antigo Twitter), Russomanno trabalhou apenas 100 dias no plenário este ano e folgou 195.
+ Celso Russomanno sofre ameaça e quase é agredido durante fiscalização em mercado
Os dados divulgados ainda mostram que Nikolas Ferreira (PL/MG) teve 107 dias trabalhados no Congresso e 179 folgas, com 18 faltas não justificadas. Mário Frias tem acumulados 86 dias trabalhados contra 219 folgas e 11 faltas. Já o deputado federal Tiririca (PL/SP) trabalhou apenas 68 dias, folgou 218 e teve 30 faltas.
Celso Russomanno se manifesta sobre polêmica
Diante da informação divulgada, o deputado se pronunciou por meio de nota oficial enviada para a colunista Fábia Oliveira, afirmando que a notícia não era verídica:
“Vamos aos fatos. A matéria diz que trabalhei apenas 100 dias em 2024. Qualquer cidadão tem acesso ao portal da transferência e facilmente constataria minha presença nas atividades parlamentares“, iniciou.
+ Levou a pior? Homem se irrita e parte pra cima de Celso Russomanno durante confusão
“Verifica-se que das 71 sessões realizadas pelo Plenário da Câmara dos Deputados, tive uma única falta justificada em atestado, para tratamento médico. Aliás, o primeiro atestado apresentado desde 1995, quando cheguei ao Parlamento. Diz também, que tive 195 dias de folga. De onde foram extraídos tais dados, trata-se de informação falsa e enganosa. Trabalho em média 16 horas por dia, inclusive aos fins de semana“, disse.
E completou: “Ademais, as atividades parlamentares não se restringem única e exclusivamente às sessões do Plenário. Participo de Sessões do Congresso Nacional, das reuniões nas Comissões Permanentes e Especiais, das Reuniões do Parlamento do Mercosul, do Parlatino, da Eurolate, além dos trabalhos de base no Estado de São Paulo, que represento, como Deputado Federal.”
Fim da escala 6×1
O deputado ainda falou sobre a polêmica envolvendo o fim da escala 6×1. “‘Mas deve enfrentar dificuldades, principalmente, diante de parlamentares que são contra a medida como o deputado Celso Russomanno’. Não me pronunciei sobre o tema, se quer fui procurado pela autora, deputada ÉriKa Hilton, para assinar o apoiamento, e que, inclusive, só esteve presente em 52 sessões das 71 realizadas“, iniciou.
+ Celso Russomanno sofre acidente de trânsito e veículo fica destruído; vídeo mostra tudo
E completou: “Como descreve a matéria, o primeiro passo é a apresentação do projeto, que em seguida será analisado. O projeto se quer começou a tramitar. Sou favorável à discussão do projeto, mas que ainda não posso opinar quanto ao mérito sem analisar estudos técnicos dos impactos sociais. Se a proposta favorece a geração de empregos ou a demissão de funcionários, principalmente das pequenas empresas, que geram a maiorias dos postos de trabalho no país”.