Atriz com inúmeros trabalhos relevantes no currículo, Cristiana Oliveira ficou popular junto ao público ao encarnar a inesquecível Juma Marruá na primeira versão de Pantanal (1990). A trama de Benedito Ruy Barbosa a alçou ao primeiro time da TV brasileira.
Em entrevista ao site GShow, a atriz – atualmente com 60 anos – relembrou os bastidores da novela que marcou a história da extinta TV Manchete. Cristiana confessou que tinha fama de antissocial junto ao elenco da produção, que costumava se reunir após o trabalho para beber e se divertir.
“Como eu não bebia, acabava dormindo muito cedo. O pessoal gostava de uma cervejinha, de uma cachacinha, de jogos. Tinha jogatina. Eu nunca participei, então as pessoas achavam que eu era antissocial. E era, mesmo. Mas não porque não quisesse socializar, ficava sem graça”, explicou, aos risos.
+ Produção comete gafe ao vivo durante jornal da CNN e deixa Iuri Pitta sem reação
Perrengue
Na mesma entrevista, Cristiana Oliveira relembrou os perrengues que passou para chegar às locações onde Pantanal era gravada. A novela era feita no bioma, em fazendas de difícil acesso, e o elenco se locomovia por meio de um pequeno avião.
“Era um teco-teco, quatro lugares. Embarcamos e começou uma chuva. O avião balançava para um lado, balançava para o outro. Perguntei: ‘Esse avião vai cair?’. O Paulo Gorgulho, que era mais maduro, me disse: ‘Não, fica tranquila’. […] Eu peguei a mão dele e comecei a rezar, um olho para baixo, e o outro fechado. Quando a gente pousou, beijei o chão do Pantanal e disse: ‘Não quero nunca mais’. Imagina que eu andei outras 70 vezes nisso, entre ida e volta?”, relembrou.
Cristiana também confessou que Juma Marruá ainda é muito presente em sua vida, mesmo já tendo se passado 34 anos. “Eu sou uma ‘Odete Roitman’ da vida. No sentido de olhar para aquela pessoa e já ver a Juma, ali. Ela vai me acompanhar a vida inteira”, afirmou.
+ Felipe Andreoli e Globo chegam a um consenso e apresentador deixa a emissora após 10 anos
Fitness
Depois de alguns trabalhos na Manchete, Cristiana Oliveira chegou à Globo como protagonista de De Corpo e Alma (1992). Ela também emplacou personagens marcantes em novelas como Quatro por Quatro (1994), O Clone (2001) e Insensato Coração (2011), entre muitas outras.
Afastada das novelas desde Topíssima (2019), na Record, a atriz chegou a fazer uma ponta no último capítulo do remake de Pantanal (2022) na Globo. Fora da TV, ela costuma fazer postagens em suas redes sociais onde mostra sua boa forma e compartilha seus hábitos saudáveis.
“Cuido da minha alimentação, não fumo, bebo pouco, não como glúten, não como leite, nem derivados, não como açúcar. Vivo a minha vida um dia após o outro”, ensinou.