O debate da Rede Globo, desta quinta-feira (30), em que participaram os candidatos à eleição presidencial bateu recorde, registrou a maior audiência em 16 anos. De acordo com a emissora, foi registrado o melhor índice nessa faixa de horário. As informações são do site Exame.
No Rio, a audiência dobrou, estima-se que houve o crescimento de 93%, atingindo 29 pontos, 14 a mais, e teve 59% de “share” — da audiência computada em todos os canais. Em São Paulo, esse número atingiu 25 pontos e 52% de participação.
+ Celso Portiolli ironiza brigas em debate presidencial na Globo
Mais sobre o debate da Globo
O debate presidencial da emissora carioca reuniu os principais candidatos à presidência do Brasil. Os nomes foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (presidente e candidato à reeleição pelo PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).
A transmissão foi marcada por embates, troca de farpas, acusações e até mesmo momentos que viralizaram na web. A audiência também foi grande nas redes sociais, dominando plataformas como Instagram e Twitter, principalmente.
+ TV Globo realiza debate com candidatos à Presidência da República
Entre os momentos mais repercutidos, pode-se citar a acusação que o atual presidente Jair Bolsonaro fez a Lula, com os seguintes dizeres: ”Mentiroso, ex-presidiário, traidor da pátria”. Outro embate bastante comentado foi quando Lula prometeu quebrar o sigilo de 100 anos de Bolsonaro, caso ele vença: “Ele (Bolsonaro) falar que montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que decretou sigilo de 100 anos? Falar de quadrilha comigo?”, declarou.
Já Soraya e o Padre Kelmon protagonizaram o momento mais leve e também debochado. A advogada chamou Kelmon de ‘padre de festa junina’ e também questionou se ele não ‘teria medo de ir para o inferno’, o que viralizou nas redes sociais.
+ Bolsonaro expõe Lula confirmando que votará 22 nesta eleição