Dilma Rousseff fez questão de dar a sua opinião sobre o que vem acontecendo com o povo Yanomami. Desse modo, sem hesitar, chegou a afirmar que, em sua opinião, o culpado dessa situação é Jair Bolsonaro.
“Foi preciso que Lula, um presidente da República humano, sério e ciente de seus deveres, visitasse um hospital indígena de Roraima para que viesse à luz em todo o seu horror a catástrofe humanitária a que estão sendo submetidos os Yanomami”, iniciou Dilma Rousseff.
+ Gil do Vigor leva “fora” de sobrinho de Dilma Rousseff
A mesma, ainda, destacou: “O genocídio Yanomami tem provas – 570 crianças desta etnia morreram de fome e de contaminação por mercúrio. Tem motivação – a cobiça de garimpeiros que invadiram suas terras. E tem autor – Jair Bolsonaro, que defendeu a invasão e negou assistência médica aos indígenas”.
“Um povo ancestral está sendo dizimado porque 21 ofícios denunciando a tragédia e pedindo ajuda foram ignorados pelo governo anterior. Lula vai garantir-lhes a necessária proteção. Todos os responsáveis, Bolsonaro inclusive, devem ser processados, julgados e punidos por genocídio”, finalizou Dilma Rousseff.
Confira a postagem completa realizada por Dilma Rousseff.
Foi preciso que Lula, um presidente da República humano, sério e ciente de seus deveres, visitasse um hospital indígena de Roraima para que viesse à luz em todo o seu horror a catástrofe humanitária a que estão sendo submetidos os Yanomami. (Segue o fio)
— Dilma Rousseff (@dilmabr) January 22, 2023
Web se revolta com situação
Assim que a postagem de Dilma viralizou, a web fez questão de fazer muitos comentários. “Me sinto um nada, o que posso fazer? Sensação de impotência diante da catástrofe humanitária e ambiental que se iniciou no governo Temer. Somos vergonha internacional pelo ECOCÍDIO, GENOCÍDIO, ETNOCÍDIO e todos os danos à nossa jovem DEMOCRACIA! Tristeza!”, comentou um deles.
Outro, ainda, alertou: “Sim a situação é seria, mas onde estava a funai, e o poder público do estado, Governadores, senadores, prefeitos, veradores, ministério público do estado, procuradoria,OAB. sem com contar com toda a imprensa local, ninguém sabia de nada ?”.
+ Lula celebra aniversário de Dilma no Instagram: “exemplo de coragem”