O jornalista Edu Ribeiro recorreu a seus perfis nas redes sociais para fazer uma denúncia aos seus fãs e admiradores. O profissional da imprensa descobriu que seu nome estava sendo utilizado por criminosos para aplicar golpes, situação que o preocupou, levando-o a expor tudo publicamente. Segundo ele, foram criados dois perfis falsos em seu nome na internet, através dos quais os golpistas provavelmente solicitam dinheiro às pessoas.
No desabafo, Edu Ribeiro destacou que crimes desta natureza envolvendo seu nome são recorrentes. Ele informou que, desta vez, são dois os criminosos que criaram perfis falsos em seu nome nas redes sociais com o objetivo de enganar internautas. O jornalista não soube precisar a real intenção dos criminosos com a conta falsa, mas, baseado em sua experiência, acredita que seja de natureza financeira. Por isso, o apresentador ressaltou que possui apenas uma conta no Instagram, a qual tem selo de verificação.
“Tem dois novos golpistas tentando se passar por mim, gente! Preciso da ajuda de vocês. Esse primeiro, aqui no Instagram, oferece conversas privadas comigo. Deve estar pedindo dinheiro. E já tem 250 pessoas acreditando nele. É golpe! Só tenho uma conta oficial e é essa aqui”, informou.
Além da fraude no Instagram, o jornalista também enfrenta a criação de perfis falsos em seu nome no aplicativo de mensagens WhatsApp. Com o mesmo modus operandi, os golpistas usam sua foto para tentar se passar por ele, enganando muitas pessoas que acreditam estar realmente se comunicando com o jornalista.
Nesse contexto, Edu Ribeiro comentou que não há muito a fazer além de conscientizar as pessoas para que não caiam em golpes desse tipo e ter paciência. Além disso, o apresentador de televisão pediu a seus seguidores que denunciem quaisquer perfis falsos além de suas contas oficiais sempre que se depararem com eles, pois certamente são golpistas tentando prejudicar terceiros.
+ Edu Ribeiro expressa gratidão ao receber troféu do Prêmio Área VIP
“Passando pro lado, na segunda foto, outra fraude, agora pelo Zap. Se receberem mensagem desse número que destaquei, já sabem o que fazer, né? Ignorem e bloqueiem”, pediu.