Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, gravou um vídeo pedindo desculpas devido a declarações polêmicas envolvendo doações ao estado. Após dizer que os donativos poderiam “impactar” a economia local, o político publicou um post no Instagram para se esclarecer.
+ Barco com MC Gui afunda no Rio Grande do Sul e bombeiros entram em ação
“Devo um esclarecimento por uma declaração que dei ontem. Antes de mais nada, agradeço a todos pela gigantesca mobilização e solidariedade ao povo gaúcho”, iniciou.
De acordo com o governador, sua intenção não foi “desprezar” as doações e ajudas recebidas durante o momento dramático vivido pelo estado. “Em nenhum momento eu tive a menor intenção de inibir ou desprezar as inúmeras doações que o Brasil e o mundo estão fazendo para ajudar o nosso Rio Grande nessa reconstrução. Todas são muito importantes e bem-vindas”, salientou.
Confira:
ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE DESCULPAS. pic.twitter.com/SD2qeuUja0
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 15, 2024
Preocupação com os pequenos empreendedores
Eduardo Leite destacou que, além da preocupação devido às fortes chuvas, também se preocupam com os pequenos empreendedores, como donos de lojinhas e pequenos armazéns.
“Peço que entendam que, entre tantas preocupações que a tragédia nos traz, está também a situação dos nossos pequenos comerciantes, que tinham lojinhas ou pequenos armazéns. E também aqueles que não perderam, mas viram sua atividade despencar por conta da situação que estamos vivendo em nosso estado“, disse Leite.
Para completar, o governador disse que “misturou” as coisas ao falar sobre as doações e agradeceu novamente pela solidariedade de todos que estão ajudando o RS.
Por fim, Leite reiterou o erro e se desculpou: “Ao falar sobre essa situação, acabei misturando com a questão das doações. O impacto nos comércios locais será uma preocupação para outro momento e não durante essa onda de solidariedade que está nos abraçando. As últimas semanas têm sido brutais para todos nós e ninguém está livre de errar”, completou.