Em meio ao tratamento de um câncer no intestino, a cantora Preta Gil realizou um alerta aos milhares de seguidores nesta terça-feira, 4 de fevereiro, devido ao ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer‘. Vale lembrar que a artista está internada desde que passou por uma cirurgia longeva, de no total 21 horas, para a retirada de 5 tumores.
“Um dia muito importante para a gente falar e disseminar informação, que é o mais importante. Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma é algo que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda, e tenha preconceito com a doença”, iniciou Preta.
A filha de Gilberto Gil continuou: “Isso faz com que cada vez mais pessoas morram em decorrência do câncer e percam a luta contra o câncer por mil questões. A maior delas é o diagnóstico tardio. ‘Ah não, deixa pra lá, isso é normal’, a gente vai banalizando as coisas. Eu mesma fiz isso no começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas”.
A musicista relembrou quando descobriu a doença: “Eu fui jogando a culpa em diversas coisas: no cansaço, estresse, é isso, é aqui. Não, muitas vezes já é a doença se manifestando, e a gente perde a chance de iniciar um tratamento precoce. Eu ainda tive sorte no meu primeiro diagnóstico de ter um tratamento precoce, e agora também”.
+ Descubra o verdadeiro motivo da cantora Preta Gil não estar aparecendo nas redes sociais
“Isso me ajudou a fazer a cirurgia de extensão e tirar cinco tumores, e me preparar para uma nova etapa, porque ainda não acabou. Nesse dia, acho importante falar sobre a conscientização e de que forma podemos evitar o câncer. Todo mundo sabe que o estilo de vida conta muito”, expressou Preta Gil.
A dona do hit ‘Sinais de Fogo’ ainda relatou que o uso de cigarro, alcoolismo e sedentarismo são fatores aumentam a propensão do diagnóstico de câncer.
+ Emocionante! Preta Gil mostra primeira caminhada no hospital após cirurgia longa: “Evoluindo”
Confira:
Saiba mais sobre Preta Gil
Um fato a ser destacado é que Preta Gil contou, recentemente, em suas redes sociais que está com uma bolsa de colostomia definitiva, uma forma de ajudar na eliminação de fezes: “Estou me acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Sim, eu tive que colocar uma bolsa de colostomia. Dessa vez definitiva e não provisória como foi a do ano passado. Dessa vez eu vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela por isso. Estou me acostumando”, contou a própria no Instagram.