O Papa Francisco morreu, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). Antes de falecer, o pontífice havia feito um pedido simples em seu testamento, redigido na residência papal, Domus Sanctae Marthae, na Cidade do Vaticano.
+ Vaticano divulga a causa da morte do Papa Francisco
O documento mostra o desejo de Francisco em relação à sua sepultura, se destacando por um desejo sobre o local e nome de sua lápide. É revelado que o papa tinha como desejo ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, um dos santuários de Roma.
Francisco tinha como desejo um túmulo simples, sem ornamentos e com uma única inscrição: Franciscus. Nas últimas linhas do testamento, Francisco ainda agradeceu a todos que rezaram por ele e o amaram. O testamento foi publicado no site oficial do Vaticano.
Causa da morte do Papa Francisco
O Vaticano revelou a causa da morte do Papa Francisco. O pontífice já havia apresentado uma saúde bastante debilitada nos últimos meses, chegando a ficar internado por mais de um mês para tratar uma pneumonia.
+ Morte do Papa Francisco: Saiba quais serão os próximos passos a serem tomados pela Igreja
O pontífice faleceu devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível com quadro de saúde agravado por quadro de diabetes tipo 2, hipertensão, pneumonia bilateral e bronquiectasias múltiplas.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, lamentou o Vaticano em comunicado oficial.
A morte foi confirmada através de um exame de eletrocardiograma, com atestado assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli.