Portal MSN

MSN

Erika Januza relembra tristes episódios de racismo que sofreu em sua vida

A atriz da TV Globo, Erika Januza contou, com muita tristeza, o que já passou em sua vida por conta da cor de sua pele.

-

-

Victor Arioli
Victor Arioli
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Erika Januza
Erika Januza / Instagram

A atriz da TV Globo, Erika Januza, que estava no elenco da novela ‘Amor de Mãe’, da TV Globo, que foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abriu o coração em conversa com a jornalista e colunista do jornal carioca ‘O Dia, Fábia Oliveira.

- Continua após o anúncio -

+ Erika Januza exibe mancha na pele e explica o motivo

Por lá, Erika Januza falou sobre este mal que assola o mundo e fez muita parte de sua vida: “É um misto de sentimentos. Um de tristeza, por ver que é preciso perdermos vidas nesse processo. A conscientização poderia vir sem mortes. Por outro lado, ver que tantas pessoas estão lutando, não estão se calando”, iniciou ela, que continuou: “Isso preenche o coração de uma forma muito potente. Acabou o tempo em que negros tinham que abaixar suas cabeças, o tempo em que estávamos aqui para servir… Não existe mais isso. Exigimos respeito! Exigimos igualdade. Quem diz que o racismo não existe é porque nunca foi olhado de forma torta dentro de uma loja ou nunca sofreu uma ofensa pela cor da sua pele. Racismo existe. E ele é covarde e cruel”.

+ Erika Januza espera ‘virada’ de sua personagem em ‘Amor de Mãe’

- Continua após o anúncio -

A atriz também na entrevista contou os episódios de racismo velado e descarado que vivenciou: “Sim, eu já tive vários. E nos dias de hoje, por fazer televisão, ele é mais sútil, mas ainda existe. E o racismo se apresenta de tantas formas em nossas vidas… De formas agressivas, como um xingamento ou comentário mais pesado, ou numa atitude”, disse ela, que lamentou as situações: “Já tive namorado, por exemplo, que dizia me amar, mas só ficava comigo dentro de casa. Eu não servia para andar na rua de mãos dadas com ele. Pois é… Triste, mas eu já passei por isso. Hoje, mais madura e consciente, nunca aceitaria algo assim”.

Erika Januza conta que Marina vai sofrer com atitudes de Ryan em ‘Amor de Mãe’

- Continua após o anúncio -

Erika Januza contou um dos episódios mais tristes de sua carreira: “Já ouvi que nunca estaria em capa de revista porque negro não vende. Essa para mim foi bem marcante. Oi? Negro não vende? Já fui xingada no trânsito, de forma pejorativa quando viram que era uma negra no volante. Olha, posso falar casos e mais casos. O racismo é uma realidade no Brasil e ele nos fere e nos mata diariamente”.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Victor Arioli
Victor Arioli
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!