O velório da atriz Léa Garcia, que morreu na última terça-feira (15), aos 90 anos, aconteceu neste sábado (19), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Amigos, famosos e familiares se emocionaram na despedida da atriz.
+ Clara Moneke faz homenagem à Léa Garcia: “Teu legado jamais será esquecido”
Camila Pitanga, Deo Garcez, Antonio Pitanga, Edwin Luisi, Maria Ceiça, Adriana Lessa entre outros. O filho de Léa, Marcelo Garcia, foi consolado por amigos.
Léa foi enterrada no jazigo do Retiro dos Artistas, no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Veja fotos do velório de Léa Garcia:
+ Léa Garcia recebe troféu pelas mãos do filho em Gramado após sua morte
Carreira
A atriz faleceu em consequência de um infarto, em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado.
Figura histórica do teatro negro no Brasil, Léa iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro (TEM) – companhia fundada por Abdias do Nascimento, artista e ativista pelos direitos civis da população negra – em 1952, com apenas 19 anos.
Ao longo de 70 anos, consolidou uma carreira de papéis marcantes: Dalva de Assim na Terra Como no Céu (1970), em 1976, a vilã Rosa, da novela Escrava Isaura, Pacto de Sangue (1989), Léa deu vida a Rute, em A Viagem (1994), como o espírito Natália, na segunda versão de Anjo Mau (1997) interpretou Cida, entre outros. Seu último trabalho na TV foi em 2022, na série da TV Cultura “Independências”.
Léa Garcia ganha livro de memórias e celebra 70 anos de carreira