O apresentador Faustão acabou ficando entre os assuntos mais comentados na internet do Brasil após ser internado no último domingo, 25 de fevereiro, e ter passado por um transplante de rim no dia 26. Na web, muitos internautas questionaram se ele, por ser rico, furou a fila de transplante de órgãos.
Diante da dúvida de milhões de brasileiros, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, garante que Faustão não furou a fila, mas obteve prioridade, já que acabou tendo um agravamento na doença renal que lhe acometia desde 2009, segundo divulgado pelo jornal ‘Extra’.
+ Internado, Faustão luta contra problemas renais desde 2009
Em suma, Faustão era o 13º na lista de transplante de rim no Estado de São Paulo e muitos critérios tiveram que ser analisados, antes dele receber o novo órgão. Entre eles, a “impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal“.
Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: “compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador“.
Em nota, a Central explicou: “Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização“, explicaram ao jornal.
Mais sobre Faustão
É válido lembrar que, na terça-feira (27), o apresentador deixou a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi encaminhado para o quarto. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de ‘O Globo’, com quem Fausto Silva conversou. “Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo“, contou ele.
+ Fausto Silva realiza novo transplante após internação, confirma hospital