Portal MSN

MSN

Faustão recebeu prioridade na lista de transplante após agravamento da doença

Central de Transplantes do Estado de São Paulo explica agilidade no transplante do apresentador

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Faustão - Foto: Band
Faustão era o 13º na lista de transplante de rim – Foto: Band

O apresentador Faustão acabou ficando entre os assuntos mais comentados na internet do Brasil após ser internado no último domingo, 25 de fevereiro, e ter passado por um transplante de rim no dia 26. Na web, muitos internautas questionaram se ele, por ser rico, furou a fila de transplante de órgãos.

Diante da dúvida de milhões de brasileiros, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, garante que Faustão não furou a fila, mas obteve prioridade, já que acabou tendo um agravamento na doença renal que lhe acometia desde 2009, segundo divulgado pelo jornal ‘Extra’.

+ Internado, Faustão luta contra problemas renais desde 2009

Em suma, Faustão era o 13º na lista de transplante de rim no Estado de São Paulo e muitos critérios tiveram que ser analisados, antes dele receber o novo órgão. Entre eles, a “impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal“.

Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: “compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador“.

Em nota, a Central explicou: “Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização“, explicaram ao jornal.

Mais sobre Faustão

É válido lembrar que, na terça-feira (27), o apresentador deixou a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi encaminhado para o quarto. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de ‘O Globo’, com quem Fausto Silva conversou. “Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo“, contou ele.

+ Fausto Silva realiza novo transplante após internação, confirma hospital

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.