Na tarde desta segunda-feira (16) Felipe Neto decidiu dividir com seus seguidores uma informação que ele diz ter recebido de um pneumologista sobre os testes para detectar o novo coronavírus.
Sem citar o nome do profissional da saúde, o youtuber revelou através do Twitter que tentou submeter toda sua família ao exame, no entanto, ele acabou ficando chocado ao descobrir que no Brasil os testes estão sendo limitados.
“Conversei com um dos maiores pneumologistas do Brasil e estou um pouco chocado com o que soube. Segue o fio. Queria testar minha família toda pra saber se alguém já foi contaminado, mesmo sem sintomas, mais por precaução mesmo. Foi então que ele pediu que não fizéssemos isso”, começou Felipe.
+ Maisa lamenta postura dos brasileiros com relação ao coronavírus
“Ele me informou que não há testes o suficiente para diagnosticar as pessoas que realmente precisam de diagnóstico. Disse que ninguém mais vai ser testado no Brasil a menos q esteja com sintomas graves, todo o resto será mandado pra casa com atestado pra 14 dias”, acrescentou ele.
Em seguida o youtuber se mostrou revoltado com a falta de investimentos dos governantes em meio à pandemia. “Isso é inacreditável por muittos motivos. Primeiro, demonstra a falta de investimento, como sempre, por total descaso dos nossos representantes. Cadê a p**** dos kits para testes do coronavírus? Como pode uma coisa dessas? Pessoas não poderem saber se têm ou não!”, disse ele, indignado.
O youtuber ainda falou sobre o quanto a falta de exames podem impactar nos números dos infectados. “Segundo, isso vai representar uma maquiagem nos números de infectados no país. Tanto pro bem, gente pro mal. Como não há testes o suficiente, pouquíssimas pessoas serão diagnosticadas de maneira oficial. O mundo vai achar que tem muito menos casos aqui do que de fato tem.”
+ Em vídeo, Juliana Paes reúne a família para alertar sobre coronavírus
“Ao mesmo tempo, a nossa taxa de mortalidade provavelmente vai pras alturas, porque só serão diagnosticados os casos mais graves, que serão submetidos aos testes de diagnóstico. É uma lambança completa, do início ao fim, por total descaso dos governantes”, ressaltou ele.
Felipe também comparou os governantes brasileiros com os de outros países: “Para se ter ideia da diferença, na Coreia do Sul a epidemia está quase “sob controle” justamente pelo investimento em testes de diagnóstico. Eles conseguiram dar exemplo pro mundo inteiro, com centenas de milhares de pessoas testadas”.
“Então fica a pergunta ao @MinSaude: Onde estão os testes de diagnósticos para Covid-19? Por que não há testes o suficiente pra população se nós tivemos muito mais dias para nos prepararmos do que a maior parte do mundo? Como isso pode ter acontecido?”, finalizou ele.
Conversei com um dos maiores pneumologistas do Brasil e estou um pouco chocado com o q soube. Segue o fio.
Queria testar minha família toda pra saber se alguém já foi contaminado, mesmo sem sintomas, mais por precaução mesmo. Foi então q ele pediu q não fizéssemos isso
(…)
— Felipe Neto (@felipeneto) March 16, 2020