Fernanda Montenegro, renomada atriz brasileira, revelou recentemente detalhes sobre sua trajetória profissional e as condições oferecidas pela Globo no início de sua carreira na televisão.
+ Fernanda Montenegro sobre participação no Oscar de 1999: “Jamais pensei”
No documentário Tributo, lançado no Globoplay na quinta-feira (17), a atriz comentou que recusou várias vezes os convites da emissora por conta dos baixos salários oferecidos. Nesse período, ela optou por continuar atuando no teatro ao lado de seu marido, o também ator Fernando Torres (1927-2008), até que surgiu uma proposta financeira que ela considerou justa.
Entre 1970 e 1981, Montenegro se dedicou exclusivamente ao teatro, recusando propostas da Globo por achar as condições oferecidas insuficientes. “Tinha convites da Globo, mas eram sempre salários infames, compreende? Uma proposta muito baixa de salário”, alegou.
Ela revelou que, na época, a emissora costumava dizer que os melhores profissionais estavam em sua programação, algo que o casal, por não integrar a equipe, costumava encarar com humor.
A atriz ressaltou que, mesmo não estando na televisão, ela e o marido se consideravam grandes profissionais, e seguiram priorizando o trabalho nos palcos.
Fernanda Montenegro aceitou trabalhar na Globo após aumento salarial
Antes desse período, Fernanda Montenegro já havia feito participações em teleteatros e telenovelas nas décadas de 1950 e 1960, em emissoras como Tupi, Excelsior, TV Rio e Record. No entanto, foi somente em 1981 que ela aceitou atuar na Globo, após negociar melhores condições.
O convite veio do autor Manoel Carlos, que a chamou para participar de uma novela ao lado de seu marido, Fernando Torres. Na época, ela aceitou a oferta após conseguir um salário que considerou justo, fruto da insistência do autor em tê-la no elenco.
+ Com clique inédito e memorável, Luciano Huck homenageia Fernanda Montenegro: “A dama do teatro”
O documentário exibe uma entrevista de 2002 em que a atriz relembra como foi convidada para atuar em Baila Comigo (1981). Inicialmente, ela seria uma das protagonistas da trama, mas posteriormente foi informada de que desempenharia outro papel, enquanto o personagem principal foi designado à atriz Lílian Lemmertz (1926-1986).
Apesar da mudança, Fernanda Montenegro aceitou o novo papel após confirmar que o acordo salarial não seria alterado.
Na trama, a atriz interpretou a personagem Silvia Toledo, que, embora fosse um papel secundário, também teve importância. Ela ainda destacou que, para conseguir um bom salário na Globo, era essencial que um autor ou diretor desejasse muito a participação de determinado ator, caso contrário, até grandes estrelas poderiam receber valores baixos.
Colaborou: Hudson William