Dois anos após ser internada numa clínica com depressão, a cantora Vanusa, de 67 anos, vive agora o outro lado da moeda. Aretha Marcos, de 40, sua filha com o cantor Antonio Marcos e irmã da atriz Paloma Duarte, enfrenta o mesmo problema por não conseguir reerguer sua carreira como cantora e acusa a mãe de virar as costas para ela. Todo o drama familiar vinha sido mantido em segredo até que a própria Aretha resolveu colocar a boca no trombone nesta terça em seu perfil no Facebook.
“Estou sofrendo violência todos os dias e não posso ir para a Justiça para não colocar pessoas da minha família em situação de vergonha nacional. Com isso, os criminosos tripudiam e fazem todo tipo de abuso. Não estou aqui para proteger gente que usa a vida alheia como escada. Querem que eu fique nervosa, agressiva. Por que você acha que estou há um ano e quatro meses numa situação de abuso? De falta de comida, saúde, familiares e sendo ajudada por meu ex e alguns músicos amigos? Por quê você acha que ‘familiares’ nunca estenderam a mão ou ligaram para perguntar se podem me ajudar?”, desabafou.
À coluna Retratos da Vida do jornal Extra, Vanusa explicou que a filha sempre foi geniosa e problemática e nunca aceitou qualquer ajuda da parte dela na carreira artística. A cantora afirmou ainda que a filha está mesmo doente.
“Agora ela está com 40 anos, está caindo a ficha de que o bonde passou. Ela não tem culpa, está doente, com mania de perseguição. Já pensei em procurar um especialista, mas ela não quer”, aponta a cantora, que afirma não ter coragem de internar a filha à força numa clínica.
“Minha terapeuta falou que a única maneira seria eu mandar uma ambulância para interná-la. Mas é uma coisa que eu não tenho coragem. Se eu fizer isso, aí que ela não vai querer nunca fazer as pazes comigo, nunca vai me perdoar. Ela tem muita raiva de mim, sempre achou que eu disputava com ela, que ela não fazia sucesso porque eu era a Vanusa”, desabafa a cantora.
Segundo Vanusa, a última vez que ela e Aretha se falaram foi há três meses: “Foi quando ela me ligou e me disse um monte de coisas e desligou na minha cara. Fiquei sem entender”.
Nesta terça, Aretha falou por telefone e admitiu que não está bem. “Conforme você passa pela pressão, você vai ficando desequilibrada. Tem um grupo de artistas querendo acabar comigo. Hackearam o meu computador e o meu celular para me chantagear. Já procurei a polícia e um advogado”, disse, aos prantos.
Aretha não quis explicar o motivo da perseguição que afirma sofrer e nem revelar de quem teria partido as chantagens. Questionada sobre Vanusa, ela afirma: “Não tenho mãe nem irmão. Não tenho família. Saí de casa com 14 anos. Tenho nojo desse cenário artístico. Não tenho dom para esse nível de carreira artística. Isso é um lixo humano”.
Sem gravar um disco há quatro anos, Aretha, que fez sucesso quando criança como apresentadora, vem ganhando a vida fazendo bicos em produtoras, fotografando e cantando em barzinhos.
“Não entendo bem o que está se passando com ela. Estou orando muito. Não sei o que fazer. Toda a ajuda que eu sempre tentei dar pra ela, ela nunca aceitou”, lamenta a mãe.