Gabriel Santana, conhecido por seu trabalho na novela ‘Chiquititas’ do SBT, estreará como Renato na novela Pantanal, da TV Globo. Sendo assim, prestes a surgir na nova fase do enredo nobre do canal a família Marinho, o ator falou sobre a sua chegada e como a trama passará a abordar o racismo.
Dessa forma, em entrevista ao Splash, Gabriel Santana falou sobre a sua entrada em Pantanal. “A novela está sendo colocada de maneira contemporânea. Antes, a família era branca e agora é uma família preta”, diz o ator que dará a vida a Renato, filho de Tenório.
+ Entrevista com os atores de Chiquititas, Giovanna Grigio e Gabriel Santana
Em suma, Gabriel ainda enalteceu o autor Bruno Luperi, escritor da trama das nove. “Gosto da maneira como ele escreve e como ele coloca algumas situações. Afinal, é uma pessoa branca, antirracista, que se colocou no lugar de escrever sobre uma família preta. São coisas que ele não tem vivência”, disse o artista.
Mais sobre a matéria de Gabriel Santana
Sendo assim, o ator ainda falou sobre como a nova fase de Pantanal abordará o racismo no horário nobre. “A gente precisa simplesmente ver pessoas pretas na TV e em projetos culturais, sem necessariamente precisar tocar no tema racismo, porque ele existe, é uma coisa estrutural, uma coisa que não vai mudar da noite para o dia, então a gente precisa abordar de todas as formas possíveis”, disse ele.
+ Vicentini Gomez e Gabriel Santana recebem prêmio em São Paulo
Além disso, vale lembrar que, na versão original da trama o personagem Renato foi interpretado pelo ator Ernesto Piccolo. “Só pelo fato da família mudar de cor, os contextos já mudam. A personagem por si só já muda. Então, eu quis pegar a essência da primeira versão e criar uma nova, de um jovem preto de 22 anos morando em São Paulo”, completa Gabriel.