Filha da atriz Regina Duarte, Gabriela Duarte começou cedo na TV. Em 1989, ela atuou na minissérie Colônia Cecília e na novela Top Model e, a partir daí, emendou vários trabalhos na telinha.
Entre eles, alguns personagens de destaque, como nas novelas Irmãos Coragem (1995), Por Amor (1997) e Chiquinha Gonzaga (1999). Mas, depois de viver algumas protagonistas na TV, Gabriela passou a ser escalada para personagens coadjuvantes.
Porém, de acordo com ela mesma, essa mudança de status foi um “alívio”. Gabriela fez essa confissão no podcast Pod Amiga?, que comanda ao lado de Renata Castro Barbosa.
+ A Fazenda 16: aliados de Zé Love se revoltam, acusam programa de manipulação e levam advertência
“Alívio”
No papo, Gabriela Duarte comentou que, com o grande volume de trabalho na TV, a vida ficava à mercê da demanda. “Esse momento televisão, novela, tem uma coisa muito confortável no sentido de que é ele que determina como vai ser sua vida”, refletiu.
“Você segue um texto que não foi você que criou, segue um roteiro… Então a sua semana é determinada por aquele roteiro”, continuou a estrela.
“Eu, por exemplo, o roteiro era a minha bíblia, a minha vida, eu rezava em cima do roteiro, que ditava a minha vida… Eu protagonizei Por Amor, Chiquinha Gonzaga, aí não tem como, você tem que estabelecer aquilo… Agora depois disso foi um alívio também poder não protagonizar e ficar lá [no Rio de Janeiro] e aqui [em São Paulo], porque eu tinha filhos, que ficavam em São Paulo”, finalizou.
+ Ator de O Mistério de Candyman, Tony Todd morre aos 69 anos
Fora da TV
Gabriela Duarte foi bastante requisitada na TV entre os anos 1990 e 2010. Seu trabalho mais marcante foi Por Amor, trama de Manoel Carlos que protagonizou ao lado de sua mãe, Regina Duarte. Na novela, ela vivia Maria Eduarda, personagem que foi odiada originalmente, mas ganhou a compaixão do público na reprise mais recente, em 2019.
A atriz também esteve no elenco de Esperança (2002), América (2005), Sete Pecados (2007) e Passione (2010), além de ter feito participações especiais nos folhetins Amor à Vida (2013) e A Lei do Amor (2016).
Sua última novela foi Orgulho e Paixão (2018), na qual sua personagem, Julieta, roubou a cena ao protagonizar um romance com Aurélio, vivido por Marcelo Faria. Atualmente, ela se dedica ao podcast Pod Amiga?.